Conheça países que promovem o turismo sustentável

O Dia Internacional da Terra é celebrado nesta sexta-feira (22); veja regiões do mundo que adotam medidas para reduzir impacto ambiental no turismo

Seychelles

Recentemente vencedor do Green Travel Awards, país africano, além de paradisíaco, é engajado na proteção da biodiversidade das Ilhas e Oceanos que formam o Arquipélago no Oceano Índico. Além disso, 50% do território terrestre são reservas naturais e 30% do oceânico tem áreas protegidas; e abriga cerca de mil espécies endêmicas.

shutterstock

República de Palau

O local abriga o maior santuário de tubarões do mundo e tem essa região cercada por uma barreira de corais. Além disso, se investe no ecoturismo. O número de turistas no país é controlado, e quem quiser ir para lá precisa assinar um termo de compromisso de preservação natural e cultural do país.

Viajali/Reprodução

Costa Rica

O país é muito buscado por seus paraísos naturais e é exemplo de sustentabilidade. A Costa Rica usa energia renovável e utiliza fontes hidrelétrica, geotérmica, solar, eólica e biomassa. O local tem cerca de 100 áreas de preservação animal, 35 parques nacionais e 8 reservas biológicas.

Marcelo Villalobos

Holanda

Além da grande diversidade de passeios em contato com a natureza, a Holanda incentiva que cidadãos e turistas usem transporte coletivo ou alternativo, como as bicicletas. O local é repleto de ciclovias, e os passeios de bike pelas belas rotas da cidade acabam sendo um dos principais programas do país.

Visit Netherlands

Butão

No Butão, a quantidade de turistas é estritamente controlada e limitada para garantir o controle da preservação dos espaços. Além disso, o país tem 72% do território preservado e é um dos poucos no mundo a ter níveis negativos de carbono.

Reprodução

Aruba

A ilha caribenha baniu o uso de plástico descartável em 2020, mas já tinha os itens vetados desde 2017, o que é um ponto forte no país. Turistas são orientados quanto ao material dos filtros solares, já que algumas composições podem danificar corais e recifes.

Divulgação/ TripAdvisor

Nova Zelândia

O país incentiva que os viajantes realizem o turismo sustentável em seu território. A região possui vastas medidas para conseguir preservar as áreas ambientais e orienta os turistas com manuais para manter a limpeza das regiões visitadas.

Rob Suisted