O país reabriu as fronteiras para turistas no último dia 1º; especialista em turismo indica opções de passeios para quem quer curtir praias, arte, história e passeios gastronômicos
“A cultura é muito rica, a gastronomia é deliciosa, há vinhos premiados, um vasto patrimônio histórico e muitas belezas naturais. Mas os tipos de experiências dependem muito do perfil do viajante, exatamente por ser um destino versátil”, explica Deyse. Veja como aproveitar o país da melhor forma.
O protocolo sanitário italiano exige que todos os turistas estejam completamente vacinados com doses da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, e que tenham tomado a dose de reforço. Deve-se apresentar comprovante de vacinação ou testes de Covid com resultado negativo. Não há necessidade de realizar período de quarentena.
Quem quer curtir o verão não pode deixar de fora os destinos no litoral italiano. A especialista indica que o turista coloque Cinque Terre no roteiro. O destino consiste em cinco vilarejos com casas coloridas em encostas rochosas à beira-mar. É possível desfrutar de uma vista panorâmica do oceano ou desfrutar das trilhas marítimas e ferroviárias.
Pode-se passar pela ilha de Capri, onde é possível conhecer cavernas, águas cristalinas e enseadas tranquilas; e a Costa Amalfitana, que conta com cidades pequenas por belas falésias.
Deyse aponta que existem muitos destinos onde é possível provar rótulos premiados e conhecer enólogos renomados em todo mundo. Ela indica Chianti, belíssima região localizada na Toscana, em que se pode visitar vinícolas, fazer piqueniques em vinhedos e, de quebra, aproveitar alguns dos mais belos cenários da Itália. Por lá, há ainda o Museu do Vinho.
As trufas (ou tartufos) são cogumelos subterrâneos farejados por cães e uma das principais iguarias italianas, que pode ser usada em diversos pratos. Os turistas podem participar da divertida colheita, o que torna a experiência ainda mais rica. “A experiência começa bem cedo nos bosques, em companhia de um caçador experiente, e termina com a degustação de pratos que contêm o ingrediente fresco”, diz Deyse.
A Itália atrai aos montes os turistas que querem conhecer monumentos famosos e entrar em contato com arte. Roma é o principal destino para isso: lá, é possível conhecer estrelas como o Coliseu, a Via dos Fóruns Imperiais, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a Fonte de Trevi.
A região oferece bares e restaurantes para todos os gostos para se deliciar com a gastronomia italiana e romana. Também é um ponto extremamente charmoso e precisa estar na rota para caminhadas. Vá sem pressa para apreciar cada detalhe.
Deyse indica que sejam realizados passeios a pé para conhecer lugares como os palácios Art Noveau e se aprofundar na história da cidade. Pode-se passar também pelo Palazzo Castiglioni no Corso Venezia; pela Villa Necchi Campigli; e pelos edifícios Casa Galimberti e Casa Guazzoni.