Nova York: novidades da Broadway imperdíveis em 2022

Musicais inspirados na obra de Michael Jackson e no clássico "O Pequeno Príncipe" estão na lista

Depois de dois anos bastante conturbados por conta da pandemia de Covid-19, a rotina da Broadway parece estar se acertando

O circuito de teatros de Nova York aposta nesse começo de 2022 para apresentar uma série de novos espetáculos bastante aguardados pelo público. Da obra de Michael Jackson ao clássico da literatura "O pequeno príncipe", há musicais e peças para todos os gostos.

Divulgação

"MJ The Musical" | Neil Simon Theatre | Até 31 de dezembro de 2022

Não fosse a pandemia, o musical que reúne alguns dos maiores clássicos do repertório de Michael Jackson tinha tudo para ser a grande estreia da temporada de 2020. A montagem, no entanto, só estreou oficialmente em fevereiro deste ano, com ingressos concorridíssimos.

Divulgação

Quem conseguir um lugar na plateia poderá assistir ao elogiado Myles Frost.

Myles é um estreante da Broadway, interpretando o Rei do Pop em 1992, quando ensaiava para a turnê "Dangerous" e começava a encarar as acusações de abuso sexual que marcariam a fase final de sua vida. O roteiro, no entanto, passa por diversas fases da carreira do astro, com hits como "Beat it", "Bad", "Human Nature", "Thriller" e "They Don't Care About Us".

Divulgação

"The Little Prince " | Broadway Theatre | De 29 de março a 31 de dezembro de 2022

O clássico da literatura "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, completa 80 anos em 2022 e seus incontáveis fãs ganham de presente uma inédita adaptação para os palcos da Broadway. O musical tem chamado a atenção de quem já assistiu aos ensaios por sua combinação de efeitos especiais, seja por efeitos práticos e acrobacias aéreas (que fazem com o protagonista, interpretado por Lionel Zalachas, "voe" no palco), seja por meio de projeções de vídeo. A trilha é de Terry Truck.

Divulgação

"Macbeth" | Longacre Theatre | De 29 de março a 10 de julho de 2022

O clássico de William Shakespeare é um velho conhecido da Broadway, onde já teve dezenas de montagens. A última estreou em 2013, com Ethan Hawke ("Antes da meia-noite") e Anne-Marie Duff ("Sex education") nos papéis principais. Mas esta produção, com curtíssima temporada, pode ser considerada inédita por ter o ex-James Bond Daniel Craig no papel do atormentado rei escocês.

Divulgação

A etíope-irlandesa Ruth Negga (do filme "Identidade", da Netflix) interpreta Lady Macbeth na peça dirigida por Sam Gold, que já trabalhou com Craig em outra montagem shakespeariana em Nova York, "Othello", em 2016.

Divulgação

"Funny girl" | August Wilson Theatre | De 26 de março a 31 de dezembro de 2022

Esta é a primeira remontagem na Broadway do clássico musical que lançou Barbra Streisand ao estrelato, e que ficou em cartaz entre 1964 e 1967. O espetáculo volta aos palcos de Nova York com Beanie Feldstein (do filme "Lady Bird") interpretando Fanny Brice, uma figura histórica e real, que foi uma pioneira no show business americano na primeira metade do século 20, atuando como atriz no teatro, no rádio e no cinema.

Divulgação

'Plaza Suite' | Hudson Theatre | De 28 de março a 12 de junho de 2022

Também na onda de revivals de espetáculos dos anos 1960 está "Plaza Suite", comédia escrita por Neil Simon e montada originalmente na Broadway entre 1968 e 1970. A primeira remontagem em Nova York estava prevista para 2020 e, como todo o resto, foi adiada pela pandemia. A produção finalmente chega aos palcos com Matthew Broderick (que além de ser Ferris Bueller em "Curtindo a vida adoidado" tem uma carreira premiada nos palcos americanos) e Sarah Jessica Parker ("Sex in the city"). Eles, que são casados na vida real, interpretam casais diferentes em cada um dos três atos da peça.

Divulgação