Quer uma resolução de ano novo bem diferente? Que tal programar uma viagem de trem que comece no sul de Portugal e termine apenas em Cingapura, na pontinha do Sudeste da Ásia? Com 18.755 quilômetros, trata-se da rota ferroviária mais longa do mundo.
O novo recorde foi estabelecido em 2 de dezembro, com a inauguração da ligação ferroviária de alta velocidade no interior do Laos, entre as cidades de Boten (na fronteira com a China) e Vientiane, de onde há ferrovia para Bangkok, na Tailândia. Com esse trecho, será possível viajar de trem de Pequim a Bangkok, um trecho que era possível apenas com o auxílio de linhas de ônibus.
O roteiro ainda não é explorado comercialmente. Na verdade, ele está indisponível no momento, porque os dois trechos mais longos, entre Paris e Moscou, e de Moscou para Pequim, estão suspensos temporariamente por conta da pandemia. Mesmo assim, tem sido o assunto de grupos de apaixonados pelo tema, com discussões em redes sociais como Reddit. No Twitter, até já compartilharam um mapa da rota.
Quando a conexão ferroviária for restabelecida, ela poderá ser feita em até 21 dias. Mas a pressa não combina com essa viagem, que prevê trocas de conexões e pernoites em uma série de países na Europa e na Ásia. Uma oportunidade de ouro para explorar cada parada, com a calma que uma viagem de trem pede.
A jornada começa na estação de Lagos, às margens do Atlântico, no Algarve. Neste primeiro trecho é possível ir até Hendaye, na França, com trocas de composições e pernoites em Lisboa e Madri. De Hendaye, no País Basco francês, uma conexão leva o viajante até Paris, onde se pode embarcar num trem direto para Moscou. A viagem dura dois dias e passa por Berlim (Alemanha), Varsóvia (Polônia), Brest e Minsk (estas últimas em Belarus).
Moscou é o ponto de partida para a Ferrovia Transmanchuriana, a lendária viagem que atravessa quase toda a Rússia (é a Transiberiana que vai até Vladvostok, no extremo oriente do país) e a Mongólia até chegar a Pequim, na China.
Antes, quem chegava da Europa de trem até o extremo Oriente conseguia ir até Hanói, no Vietnã, também através de ferrovias chinesas. Com o novo trecho no Laos, é possível alongar um pouco mais essa viagem, indo de Pequim para Kunming, no sul do país, e de lá para Mohan/Boten, a fronteira entre China e Laos.
O caminho de ferro segue pela Tailândia, com uma parada na capital Bangkok, de onde saem trens para Padang Besar, na Malásia. Ainda no país, há paradas em Penang e, finalmente, em Kuala Lumpur. De lá, os trilhos levam até a cidade-estado de Cingapura, o fim dessa jornada ferroviária.