Ushuaia: o que visitar na cidade mais austral do mundo

Localização

Ushuaia, cidade na Argentina, fica na região da Terra do Fogo, que há mais de 11 mil anos é habitada por populações indígenas. É a cidade mais austral do mundo, ou seja, a mais próxima da península antártica.

Juan Pablo Mascanfroni / Unsplash

Clima

O Ushuaia é uma região extremamente gelada: as temperaturas variam de 6ºC a 10ºC ao longo do ano. No inverno, o clima pode chegar a -10ºC, o que favorece a prática de esportes na neve.

Juan Pablo Mascanfroni / Unsplash

Época dos pinguins

Durante o verão, os dias possuem mais horas de sol e o frio é menos intenso. É neste período que é possível conhecer os pinguins, que aparecem com frequência na Ilha de San Martillo.

Agus Buscaglia / Unsplash

Laguna Esmeralda

A Laguna Esmeralda é uma grande lagoa que apresenta uma coloração esverdeada, o que explica o nome, e é envolta por montanhas e vegetação. Além disso, para chegar ao local é necessário percorrer uma trilha.

Thiago Przyczyns / Unsplash

Canal de Beagle

Ushuaia está rodeada pelo Canal de Beagle, que separa a Argentina do Chile e une os oceanos Pacífico e Atlântico. É um dos principais lugares para conhecer as aves típicas da região e os leões-marinhos que vivem nas ilhas próximas.

Juan Pablo / Unsplash

Pinguinera

Pinguinera é o nome popular dado à Isla Martillo, ilha presente no Canal de Beagle. Durante o período de reprodução dos pinguins, que ocorre de outubro a abril, pode-se conhecer milhares deles no local.

Loic Mermilliod / Unsplash

Parque Nacional Tierra del Fuego

O Parque Nacional Tierra del Fuego é uma vasta área verde localizada a aproximadamente 12 km de Ushuaia. Nele, pode-se fazer trilhas rodeadas por florestas de lengas e montanhas.

Luiza Braun / Unsplash

Glaciar Martial

Se trata de uma geleira, situada a 7 km do centro da cidade de Ushuaia. O meio de transporte para se alcançar a atração é um teleférico, mas há também a possibilidade de subir a pé.

Johan Tavares / Unsplash

Centro de Ushuaia

O turista pode ainda visitar o centro da cidade que reúne diversas atrações: a Avenida San Martín, a antiga prisão de Ushuaia, a Plaza Islas Malvinas e a planca do Fim do Mundo.

Juan Pablo Mascanfroni / Unsplash

Cerro Castor

É a estação de esqui mais visitada de Ushuaia, distante cerca de 26 km do centro da cidade. A temporada de neve se estende de junho a outubro, propícia principalmente para a prática de snowboard, snowshoeing e trenó.

Diogo Hungria / Unsplash