Cracóvia, na Polônia, tem mais de mil anos de história

Castelo Wawel

Localizado no topo do Monte Wawel, o castelo é uma das maiores atrações da Cracóvia. O palácio tem mais de 1000 anos e, por vários séculos, foi residência de reis poloneses, na época em que a Cracóvia era capital da Polônia. No local também é possível visitar a Catedral e a Gruta do Dragão.

Unsplash

Rynek Glówny (Praça do Mercado)

É o principal ponto de encontro de Cracóvia, além de uma das praças medievais mais antigas da Europa. Rynek Glówny é rodeada de construções grandiosas, como a Sukiennice. Dela saem os passeios de charrete que levam os turistas para conhecer a cidade.

Unsplash

Torre da Prefeitura

Construída em estilo gótico, a torre tem 75 m de altura, sendo o último resquício da antiga prefeitura de Cracóvia. Do alto, é possível apreciar uma bela visão panorâmica da cidade, após percorrer 100 degraus de uma escada estreita.

Unsplash

Basílica de Santa Maria

A Basílica de Santa Maria, ou Bazylika Mariacka, em polonês, está situada no Centreo Histórico de Cracóvia. A igreja existe desde o século 13, um dos prédios mais importantes da Polônia.

Unsplash

Portão de St. Florian

Se trata do portão da antiga muralha que protegia Cracóvia e oferecia acesso à cidade. O monumento foi erguido no século 14, com o objetivo de barrar os ataques dos turcos. Além disso, é o ponto inicial da Rota Real, trajeto que os reis percorriam no dia da coroação.

Nataliya Nazarova / Shutterstock

Ulica Grodzka

Ulica Grodzka é a rua mais antiga da cidade, que vai da Praça do Mercado até o Castelo Wawel. Extremamente movimentada, é repleta de lojas de presentes, restaurantes e cafés. No local também estão as igrejas de São Pedro e São Paulo e a Igreja de Santo André.

Unsplash

Galeria de Arte Polaca do Século 19

A galeria possui quatro enormes salas, que abrigam itens de períodos históricos diferentes. A Sala de Bacciarelli, que possui obras clássicas, a Sala de Michalowski, com peças românticas, a Sala de Siemiradzki, com itens do século 19 e a Sala de Chelmonski, com obras realistas, impressionistas e simbolistas.

MNK

Museu Czartoryski

Fundado em 1796, o museu foi criado pela princesa Izabela Czartoryska, que desejava preservar o patrimônio e passado da Polônia. Ele está dividido em três prédios históricos. O acervo conta com móveis, cristais, tapetes, porcelana, armas, antiguidades e obras de arte, incluindo um quadro de Leonardo da Vinci.

MNK

Sukiennice

O Sukiennice é uma suntuosa construção que data do século 14, situada no centro da Praça do Mercado. O interior abriga diversas lojas de presentes e produtos locais. No segundo andar, está o Museu Nacional, com itens da arte polonesa do século 19.

Unsplash

Fábrica de Oskar Schindler

A história de Oskar Schindler ficou mundialmente conhecida após ser contada no filme "A Lista de Schindler", de 1993. No local original onde os judeus trabalhavam durante a ocupação nazista, foi construído um museu com fotos, objetos e documentos.

Muzeumkrakowa