Istambul: única cidade do mundo localizada em dois continentes

Mesquita Azul

Se trata da mesquita mais importante de Istambul, cidade na Turquia. Muito buscada pelos mulçumanos, possui seis miranetes, torres com alto-falantes que projetam uma citação do Alcorão. O local está aberto à visitação e a entrada é gratuita.

Unsplash

Palácio Topkapi

O Palácio Topkapi foi sede do Império Otomano além de residência do sultão e de suas múltiplas famílias. Construído de 1460 a 1478, é um dos maiores palácios-museus do globo, contando com um acervo de mais de 300 mil documentos.

Reprodução/DicasEuropa

Parque Gülhane

Situado ao lado do Palácio Topkapi, o Parque Gülhane é uma vasta área verde, repleto de árvores e vegetação. É o local ideal para realizar um piquenique, mas a refeição também pode ser feita em um dos restaurantes ao redor.

Unsplash

Museu Arqueológico de Istambul

O Museu Arqueológico de Istambul é um complexo com mais de um milhão de peças pertencentes aos povos egípcios, gregos, romanos e fenícios. Além disso, tem diversos itens das regiões de Anatólia, Egito, Arábia e Mesopotâmia.

Reprodução/SiaTours

Grand Bazaar

Grand Bazaar é um dos mercados cobertos mais antigos do mundo. Em funcionamento desde o século 15, apresenta quatro entradas principais, 60 corredores e 5 mil lojas. Nele, pode-se encontrar doces, tapetes, joias, presentes, tecidos, roupas, bolsas, cerâmicas e antiguidades.

Unsplash

Mercado de Especiarias

O Mercado de Especiarias ou Mercado Egípcio está localizado no bairro de Eminönü. As lojas padronizadas estão divididas em dois grandes corredores e comercializam uma gama de temperos típicos da região, bem como frutas secas, chás e doces.

Unsplash

Ponte de Bósforo

Istambul é a única cidade no mundo que está localizada em dois continentes. Para estar na Ásia e Europa ao mesmo tempo, basta percorrer a Ponte de Bósforo, que tem aproximadamentes 1,5 km de extensão. A ponte liga o lado europeu, chamado de Ortaköy, ao lado asiático, o Beylerbeyi.

Unsplash

Mesquita de Ortaköy

A Mesquita de Ortaköy foi erguida no século 19, com uma arquitetura que mistura diferentes estilos europeus. Com 45 mil m² de área, é o maior palácio da Turquia: são 285 quartos, 44 salões, 68 banheiros e seis banhos turcos.

Unsplash

Taksim

Taksim é um bairro moderno e estiloso em Istambul, recheado de lojas, galerias de arte, bares, restaurantes e arte de rua. Lá encontra-se, ainda, o Museu de Arte Moderna, a Torre de Gálata e um dos sistemas metroviários mais antigos do mundo, o Tünel.

Unsplash

Torre de Gálata

Torre de Gálata foi construída para proteger a cidade, que mais tarde foi utilizada como observatório astronômico e prisão. Oferece uma das vistas mais belas de Istambul, tanto o lado europeu quanto o asiático.

Unsplash