Como gastar menos na viagem internacional pós-pandemia?

Com o dólar comercial cada vez mais baixo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual o melhor momento para comprar a moeda.

Segundo o especialista em câmbio Anderson Souza Brito, é recomendável cautela na hora de adquirir a moeda, porém é necessário não deixar para última hora.

Gradual e planejada

“Embora temos expectativa de melhora da cotação da moeda estrangeira, a aquisição precisa ser de forma gradual e planejada para minimizar os impactos das interferências e que se possa obter um preço médio de seu valor”, afirma.

O Dollar Cost Averaging (DCA), consiste em escolher uma moeda desejada para comprar e aplicar periodicamente uma quantia fixa na compra dela.

A volatilidade do dinheiro é causada por fatores como expectativa da vacinação da população, turbulência política e intervenções dos Bancos Centrais.

Unsplash

Esses aspectos alteram as taxas de juros em busca de conter as consequências da crise sanitária, por exemplo.

Dinheiro ou cartão?

Uma maneira de gastar menos é verificar os sites que compilam as cotações de casas de câmbio e ainda destacam no seu preço do Imposto de Operações Financeiras (IOF) - 1,10%.

De olho na nota

Caso a viagem seja para os Estados Unidos, existem três cédulas de dólares válidas no mercado, mas com valores diferentes. Por isso, é importante prestar atenção em qual você está comprando.