Posso viajar ainda este ano? As previsões para viajar dentro e fora do Brasil

Documento internacional da ONU aponta que o turismo internacional só voltará a crescer em 2023, então veja a situação do turismo dentro e fora do Brasil

Foto: Freepik/reprodução
A tendência é que todos os países passem a exigir seguro de saúde para quem for fazer intercâmbio a partir de agora




Dados divulgados em um relatório publicado nesta quarta-feira (30) pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e o Desenvolvimento (CNUCED) e da Organização Mundial do Turismo apontam que a normalização do setor do turismo está prevista apenas para 2023. Para que o turista possa ter um panorama da situação e exigências nas viagens, o iG Turismo organizou as principais previsões dos destinos turísticos mais procurados.

O estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) ressalta também que a vacinação contra a Covid-19 e os certificados sanitários são essenciais para restabelecer a confiança no turismo estrangeiro, que é a base da economia de vários Estados. Em uma entrevista anterior com o iG Turismo , o consulado dos Estados Unidos informou a importância do visto e do teste negativo do coronavírus em mãos, sendo o exame PCR o único aceito antes do embarque para este país. 

Veja abaixo os principais destinos e suas situações atuais. Cada país e estados brasileiros estão atualizando suas exigências no decorrer da pandemia e, além da vacina, alguns solicitam testes PCR negativos até 48 horas antes e a pessoa não pode residir e/ou embarcar no Brasil.

Destinos nacionais

Foto: Divulgação/Kayak
Férias de verão fazem do Nordeste o destino mais procurado pelos brasileiros


Como cada cidade ou estado apresenta suas próprias regras de restrições, uma dica é sempre ficar de olho no que as prefeituras municipais divulgam. 

Os estados do Nordeste são uma das regiões mais buscadas pelos brasileiros para viagens na pandemia. Eles, de modo geral, têm flexibilizado a abertura do comércio local, porém alguns ainda mantêm o toque de recolher e proíbem o acesso às praias. 

Por conta da pandemia, o governo brasileiro criou um programa chamado “Selo Turismo Responsável” para estabelecer boas práticas e protocolos de higienização para todos os segmentos de viagem e que auxilia os turistas a planejar uma viagem com segurança.

Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Ao mesmo tempo, os viajantes podem obter pelo site do programa os destinos seguros dentro do Brasil para viajar. 

Europa

Foto: Reprodução
União Europeia irá autorizar entrada de turistas vacinados


Apesar da União Europeia estar com as portas fechadas , três deles retiraram as restrições com os residentes do Brasil; outros nove países da Europa também estão recebendo turistas brasileiros.

Croácia

Quem for visitar o país a turismo deve comprovar a reserva do hotel para o período de estadia, preencher o formulário EnterCroatia, apresentar teste negativo para Covid-19 emitido em até 48h ou passar por quarentena de 14 dias.

Depois de duas semanas na Croácia, o viajante está liberado para entrar na Itália ou na Bulgária também, podendo viajar para outros países da União Europeia, porém é preciso observar as exigências de cada país antes de comprar as passagens.


Irlanda e Eslovênia

Irlanda e Eslovênia têm como única exigência obrigatória a quarentena de 14 dias. Para acessar qualquer um desses dois países que pertencem à União Europeia, é preciso embarcar com uma companhia que autorize o embarque de brasileiros em seus voos, ainda que façam conexões em países bloqueados (França, Alemanha, Suíça e Holanda). São elas: Lufthansa, Swiss, KLM e Air France.

Bielo-Rússia e Sérvia

Bielo-Rússia tem exigência de quarentena de dez dias, com exceção de viajantes que passaram menos de 24 horas em um país de alto risco (comprovando isso na chegada). Para quem chega para visitar a Sérvia deve apresentar um PCR negativo feito nas 48 horas anteriores.

Albânia e Montenegro

Em Albânia, os turistas podem precisar passar por verificação de temperatura logo na chegada. Quem apresentar os sintomas precisa seguir as orientações dos agentes de saúde locais e se autoisolar. Em Montenegro, a única exigência é apresentar um certificado internacional válido de vacinação completa contra Covid-19. Quem não estiver vacinado ou não for testado negativo nas últimas 72 horas, é obrigado a se autoisolar por 14 dias.


Bósnia e Herzegovina e Eslovênia

Em Bósnia e Herzegovina, o turista deve apresentar um teste PCR negativo realizado nas últimas 48 horas, enquanto que na Eslovênia os visitantes podem entrar se estiverem com a segunda dose da vacina aplicada até 14 dias antes da chegada no país - 21 dias se a vacina for a AstraZeneca.

América do Norte e Central

Foto: Reprodução/istock
Green Card é sonho de brasileiros

Estados Unidos, Costa Rica e México são um dos principais destinos quando o asunto é Américas; veja a situação deles:

Estados Unidos

Desde 26 de janeiro de 2021, para entrar nos EUA é obrigatório apresentar um teste PCR negativo para coronavírus, feito no máximo 72h antes de embarcar. Também é necessário preencher um formulário antes da viagem 

A novidade é que agora a entrada de estudantes, acadêmicos e jornalistas brasileiros com visto americano válido foi flexibilizada em abril deste ano. Com este movimento de reabertura dos Estados Unidos para brasileiros, o Itamaraty recomenda consultar portais eletrônicos da embaixada e dos consulados dos EUA no Brasil para obter informações adicionais e atualizadas, verificar prazos e agendar atendimentos.

Costa Rica

Na Costa Rica  é obrigatório preencher um formulário on-line antes da partida do voo, gerando um QR code que deve ser apresentado na chegada ao país. 

Também é necessário ter um seguro de viagem com cobertura de custos de tratamento e acomodação em caso de contaminação por coronavírus. Além disso, não residentes na Costa Rica são obrigados a apresentar a passagem de avião de retorno.

México

O viajante que busca turistar no México, precisará preencher o formulário, que deve ser entregue na chegada ao país. Passageiros devem fazer exames médicos na chegada.