Fechados por conta da pandemia do Covid-19, alguns dos principais museus do mundo liberaram as visitas virtuais. Neste mês, o Museu do Louvre
, o mais visitado do planeta, entrou na onda e disponibilizou todo seu acervo para visitação on-line. Por isso, fizemos uma lista para você aproveitar o tempo em casa e passear por entre as obras de todos os lugares do mundo. E o melhor: sem fila e de graça.
1) Museu do Louvre (Paris, França)
Agora você pode curtir os detalhes da Monalisa tranquilamente sem dezenas de pessoas fazendo selfie na sua frente. O visitante pode acessar virtualmente mais de 300 mil itens do acervo, que inclui obras da pré-história, Egito Antigo e de grandes pintores, como Claude Monet e Vincent van Gogh. O site
oferece uma imersão com narrativas sobre as descobertas científicas sobre a obra, além de permitir apreciar a pintura bem de perto.
2) Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (São Paulo, Brasil)
Um dos mais importantes acervos de arte europeia da América Latina, o MASP
, localizado em São Paulo, reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, audiovisual e vestuário de diversos períodos e produções asiáticas, africanas e americanas. Na visita virtual
, é possível andar por entre os belos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi que expõem quadros de grandes pintores como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti.
3) Robben Island (África do Sul)
A ilha na África do Sul serviu como prisão de Nelson Mandela, um dos líderes contra o Apartheid e ex-presidente da África do Sul, por 27 anos. A ilha-prisão era de segurança máxima para presos políticos e atualmente é um museu. Na visita virtual , é possível ver como era a vida dos presidiários e entrar na pequena cela de Mandela.
Você viu?
4) Museu do Vaticano (Vaticano)
Na visita virtual
ao Museu do Vaticano é possível observar em 360° a Capela Sistina, afresco pitando por Michelangelo. Pela internet, é possível conhecer todo o acervo, que conta com mais de 70 mil obras, e uma importante área arqueológica que guarda múmias, sarcófagos e outras relíquias.
5) Museu Nacional de História Natural (Washington, Estados Unidos)
Para quem gosta de dinossauros, o Museu Nacional de História Natural de Washington, nos Estados Unidos, é o lugar ideal. É possível ver diversos animais pré-históricos marinhos, terrestres e que voam. O museu, inaugurado em 1910, tem mais de 100 milhões de espécies e objetos relacionados às ciências naturais de todo o mundo. O site
oferece uma imagem em alta resolução e é possível andar pelos corredores do museu.
6) Museu Nacional de Antropologia (Cidade do México, México)
O Museu Nacional de Antropologia é uma das atrações mais populares da Cidade do México. Um dos pontos altos da visita virtual é o acervo sobre o povo asteca. É possível conhecer a Pedra do Sol, chamada também como Calendário Asteca.
7)Museu Nacional de Tóquio (Tóquio, Japão)
O Museu Nacional de Tóquio é o mais antigo e maior museu do Japão. Na visita virtual é possível ver itens e antiguidades japonesas e de outros países asiáticos. Em sua coleção é possível encontrar cerâmicas, esculturas e espadas, além de outros tesouros arqueológicos.
8) Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea (Seul, Coreia do Sul)
O Museu é o point para artes contemporâneas em Seul. Sua coleção traz mais de 5 mil peças de artistas coreanos e internacionais. Na plataforma , é possível fazer um tour por entre as instalações de dentro e fora do museu.
9) Museu Britânico (Londres, Inglaterra)
Um dos maiores museus do mundo, o Museu Britânico possui mais de 8 milhões de peças históricas, entre elas, partes do Partenon de Atenas. Aproveite para ver com calma todo o acervo disponível na internet , assim como o lado de fora do museu.
10) Palácio de Versalhes (Versalhes, França)
Consagrado um dos palácios mais famosos do mundo, Versalhes foi residência do rei Luís 14 e é símbolo do antigo regime monárquico. Com a tecnologia 3D e 360º
, você pode passear pela Galeria dos Espelhos e conhecer o quarto da rainha e os lindíssimos jardins do complexo.