O Canadá é um dos países preferidos dos brasileiros para cursos no exterior. De acordo com a Pesquisa de Mercado Selo Belta 2019, o país é líder do segmento há 14 anos e continua ofertando ótimos serviços como saúde, infraestrutura e qualidade de vida.
Leia também: 5 cânions no Canadá para os amantes de trilhas
Mas se você só vai ao Canadá como turista, dá para aproveitar muitas atrações turísticas que o país oferece, inclusive a maioria na cidade de Toronto , uma metrópole “caixinha de surpresas”.
Ex-morador da cidade, o sócio fundador da The Six International Studies , Thiago Catti, montou uma lista de 10 coisas para fazer por lá e que nem todo mundo conhece.
“Mesmo com a alta procura, a maioria dos turistas ainda não sabe que existe uma infinidade de coisas para serem exploradas lá. Morei no Canadá durante seis meses e posso dizer que o turismo é diferenciado e vale muito a pena o investimento”, explica.
Preparado para os melhores passeios? Confira as principais atrações de Toronto de acordo com Thiago Catti.
O que fazer em Toronto? 1. Veja a cidade de cima
Praticamente todas as cidades do exterior tem um edifício grande que proporciona uma vista panorâmica da cidade para os turistas. Conhecida como CN Tower, a torre, que já foi considerada como uma das mais altas do mundo, possui uma estrutura de 553 metros de altura e recebe cerca de dois milhões de turistas por ano para essa finalidade.
“A torre tem um 'piso de vidro' e o restaurante mais alto do mundo, que durante 72 minutos gira 360°. O ambiente também foi usado como cenários do filme Highpoint – ‘O Código da Morte’ “, comenta Thiago.
O que fazer em Toronto? 2. Gaste o seu dinheiro no mercadão de Toronto
Comer é sempre bom e numa viagem é essencial que se conheça a gastronomia local. Para quem busca também o artesanato local, uma indicação bem interessante é o St Lawrence Market.
“É um dos maiores mercados do mundo, conhecido pela variedade e frescor de frutas, legumes, carne, peixe, grãos, produtos de panificação e laticínios”, indica o CEO.
O que fazer em Toronto? 3. Experimente a culinária da cidade
Seguindo na rota gastronômica , o The Rec Room é um ponto de parada obrigatório para quem procura comida e entretenimento em Toronto.
A cozinha oferece pratos com inspiração canadense e o espaço proporciona atividades com realidade virtual, jogos de vídeo e entretenimento ao vivo. “Conhecido como um playground social, é o ponto de encontro ideal para tomar uma cerveja, organizar um evento ou apenas jogar por pura diversão”, acrescenta.
O que fazer em Toronto? 4. Coma em um lugar agradável
Comida nunca é demais. Se você procura almoçar ou tomar um café com uma vista maravilhosa, o Sunnyside Pavilion é uma ótima opção e mais uma parada "obrigatória". O local oferece pratos e coquetéis, serviço de banquete de casamento e até eventos corporativos.
“O ponto turístico fica em uma construção super antiga e muito bonita, localizada à beira de um lago, formando uma prainha, muito badalada em época de altas temperaturas”, explica.
O que fazer em Toronto? 5. Vá ao Museu das Ilusões
Um museuzinho não pode faltar no roteiro de viagem. Para aqueles turistas que gostam de entretenimento com educação e aprendizado, o Museu das ilusões é o lugar ideal.
“Esse é um passeio para todas as idades. O museu possui mais de 80 ilusões, hologramas, instalações, exposições e oferece uma experiência visual e sensorial. Além disso, é um lugar muito bacana para tirar fotos durante a viagem e guardar de recordação”, indica.
O que fazer em Toronto? 6. Abuse dos parques da cidade
Toronto é uma grande metrópole, mas também tem opções turísticas ao ar livre. O The Scarborough Bluffs - mais conhecido como The Bluffs - é um parque público e uma das maravilhas geológicas da América do Norte.
“O local fica em uma área de falésias paradisíacas - paredões íngremes encontrados em áreas litorâneas. Com uma vista imperdível, o lugar também tem uma praia muito boa, uma marina e um parque para piquenique ou para caminhadas”, salienta Thiago.
Ele ainda recomenda que os turistas visitem outros parques de Toronto. “Se você quiser fazer trilhas, recomendo o Humber Arboretum, que fica no campus norte de Humber e possui cerca de seis quilômetros de trilha”, diz.
O que fazer em Toronto? 7. Conheça o museu do Hóquei
Se você gosta de esportes deve saber que o Canadá é o segundo país com mais conquistas no Mundial de Hóquei no gelo e que os canadenses são apaixonados pela modalidade. Dessa forma, visitar o museu do Hóquei (Hockey Hall Of Fame) é quase uma obrigatoriedade silenciosa.
“A proposta é bem divertida e vai te ensinar tudo sobre a atividade, vale a pena visitar”, propõe Thiago.
O que fazer em Toronto? 8. Visite uma cidade subterrânea
A cidade de Toronto é totalmente preparada e equipada para que as pessoas não sintam frio, em caso de baixas temperaturas. Assim, o PATH - que significa caminho em inglês - foi criado há mais de 40 anos e é uma cidade subterrânea que interliga prédios residenciais, restaurantes, atrações turísticas e pontos do transporte público.
“Foi considerado o maior caminho subterrâneo do mundo. É realmente muito interessante e diferente do que estamos acostumados por aqui”, conta.
O que fazer em Toronto? 9. Compras para suportar o frio de -40°
Os brasileiros não estão preparados para enfrentar ondas de frio muito intenso, portanto é essencial que, se você for visitar a cidade no inverno, compre roupas especiais, de ótima qualidade e totalmente resistentes.
“A primeira vez que fui para Toronto levei meus casacos mais pesados do Brasil e continuei sentindo bastante frio. Comprei roupas com um preço bom e de qualidade lá mesmo, na Winners”, detalha.
O que fazer em Toronto? 10. Visite lojinha de R$ 1,99
Quem nunca passou numa lojinha de R$ 1, 99 pelo Brasil? A boa notícia é que em Toronto também é possível encontrar objetos em conta, tanto para quem viaja quanto para trazer de lembrança para os amigos.
Leia também: Veja quais países exigem visto de turismo para brasileiros
“A Dollarama é uma opção bem bacana para comprar lembranças da sua viagem. Com pouco dinheiro é possível trazer presentes para toda a família, já que existem muitas opções de lembrancinhas com o símbolo do Canadá”, finaliza.