Desde 1997 existe na Islândia um museu totalmente dedicado ao pênis, órgão genital masculino, mas você sabia que até setembro de 2019 não existe nenhum museu dedicado à vagina, órgão genital feminino, em todo o mundo?
Leia também: Primeira vez em Londres? Saiba os passeios e paradas essenciais na cidade
Mas graças à comunicadora científica Florence Schechter, essa disparidade irá acabar. Em 16 de novembro de 2019 será inaugurado o museu da vagina no Mercado Camden, em Londres.
“Por que fazer um museu dedicado às vaginas? Porque as vaginas são incríveis! Existe uma variedade tão maravilhosa por aí e a diversidade é o que torna este mundo bonito. As vaginas não são discutidas o suficiente. Por que isso?”, questionou Florence ao site Mashable .
O projeto começou a ser idealizado em março de 2017 e tem como objetivo passar uma mensagem forte de empoderamento feminino . Além das mostras fixas, o museu da vagina também abrigará um programa de apoio à educação sexual e de relacionamento saudável/ inclusivo e trabalhará com médicos e profissionais de saúde para oferecer serviços e apoio à comunidade trans e intersex.
A exposição inaugural se chama 'Muff Busters: Mitos da vagina e como combatê-los' e estará em cartaz de 16 de novembro a 16 de fevereiro de 2020, tanto no espaço físico como on-line.
Acontecerá uma pré-abertura do espaço a partir de 5 de outubro até o dia da inauguração oficial. Os horários de funcionamento são: segunda à sábado, das 10h às 18h, e aos domingos das 11h às 18h, sempre com entrada gratuita.
Para ajudar o museu a se manter, os visitantes podem colaborar com doações de 10 libras (r$ 51) no site oficial do espaço . Por lá também estão disponíveis os eventos programados e os dias de funcionamento.
Leia também: Saiba quais são os 25 museus mais curiosos do mundo
Você, mulher, gostaria de visitar o museu da vagina ? Deixe seu comentário.