Tamanho do texto

A praia de Zlatni Rat, que significa "Chifre Dourado", superou praias em ilhas paradisíacas e destinos famosos para se tornar a melhor praia do mundo

Nem no Atlântico, nem no Pacífico Sul, nem no Mediterrâneo. A melhor praia do mundo fica no Mar Adriático, mais especificamente no litoral sul da Croácia, país que também ficou conhecido pelos fãs de Game of Thrones graças à cidade de Dubrovnik, que serviu como o cenário de King's Landing na série .

Vista aérea de Zlatni Rat, mostrando o formato de chifre da praia e os pinheiros à suas margens arrow-options
shutterstock
A praia de Zlatni Rat foi eleita a melhor do mundo pela agência de conteúdo especializada em turismo Big 7 Travel

O nome da melhor praia do mundo , eleita pela agência de conteúdo turístico Big 7 Travel , é Zlatni Rat, que significa Chifre Dourado. Para definir a vencedora, a agência se baseou em uma votação feita com seus leitores e nas pontuações de cada praia em outras publicações, além do conselho de seus editores.

Já o Brasil faturou apenas a 39ª colocação com a Praia de Ipanema. Os EUA foi o país com mais praias no geral, quatro - duas no continente e duas no Havaí. Outros países que somaram mais de uma candidata entre as 50 melhores foram a Austrália, a própria Croácia, a Grécia, a Itália e o México, todos com duas. 

De litorais de ilhas paradisíacas a destinos famosos, veja as 10 primeiras colocadas da lista. Ao final da matéria vote na melhor do mundo para você e confira as outras 40 candidatas.

10. Ilha dos Porcos, Bahamas

Dois porcos nadando no litoral da Ilha dos Porcos arrow-options
shutterstock
Melhor praia do mundo: a Ilha dos Porcos ficou famosa pelos porcos nadadores, que chegaram lá de forma misteriosa

A praia desse ponto turístico caribenho fez fama pelos porcos nadadores que viralizaram na internet e nas redes sociais. Suas águas de um azul claro e a areia branca do litoral compõem um cenário verdadeiramente paradisíaco na ilha deserta.

9. Kanuhura, Atol de Lhaviyani, Ilhas Maldivas

Praia de Kanuhura, nas Ilhas Maldivas arrow-options
shutterstock
Melhor praia do mundo: Kanuhura pertence a um resort, e suas areias e águas se destacam pela ótima conservação

A praia de Kanuhura, no Atol de Lhaviyani, um dos 27 atóis das Ilhas Maldivas, pertence a um resort que ocupa três ilhotas com praias em perfeitas condições, dignas de disputar o título de melhor praia do mundo.

8. Playa Ruinas, México

Ruínas sobre o penhasco na Playa Ruinas arrow-options
shutterstock
Melhor praia do mundo: a Playa Ruinas é famosa por seus penhascos e pelas ruínas construídas sobre eles

A Playa Ruinas, no México, fica na Península de Yucatan, cujo ponto turístico mais famoso é a pirâmide de Chichén Itzá. Segundo a Big 7 Travel, ela é uma das melhores praias da Riviera Maya, e tem como atrativo seus penhascos rústicos e acidentados, além das ruínas que a margeiam.

7. Source D'Argent, Seicheles

Praia com rochas de formato único em Source D'Argent arrow-options
shutterstock
Melhor praia do mundo: as rochas de formato incomum fizeram dessa uma das mais famosas ilhas paradisíacas do Índico

Source D'Argent fica no Seicheles, um pequeno país pertencente a 1,3 mil km de Mogadishu, capital da Somália. Ele é um arquipélago composto por 115 pequenas ilhas, mas Source D'Argent é a mais conhecida de todas, sendo inclusive uma das praias mais fotografadas do mundo, de acordo com a Big 7 Travel.

6. Praia de Reynisfjara, Islândia

Litoral de areia preta com paredões de basalto na Praia de Reynisfjara arrow-options
shutterstock
Melhor praia do mundo: a areia escura de Reynisfjara destaca-a em meio à multidão de praias claras em ilhas paradisíacas

Até os países mais ao norte do mundo entraram para a lista. A praia de Reynisfjara, na Islândia, se destaca da multidão de litorais claros ou cheios de cascalho graças a sua areia preta, pontilhada por rochas de basalto. Assim como a cidade de Dubrovnik, ela também foi cenário de "Game of Thrones", na sétima temporada.

5. Lagoa Secreta, El Nido, Filipinas

Vista aérea de barcos navegando na Lagoa Secreta entre seus paredões de calcário arrow-options
shutterstock
Melhor praia do mundo: a Lagoa Secreta, cercada por paredões de calcário, proporciona um cenário único

A Lagoa Secreta de El Nido, nas Filipinas, também tem um diferencial em comparação a outras praias por ficar em um cânion em meio a rochas de calcário, que contrastam com o ar paradisíaco de suas areias claras e águas de um azul límpido.

4. Baía de Graça, Ilhas Turcas e Caicos

Praia de areia branca na Baía de Graça arrow-options
shutterstock
Melhor praia do mundo: a limpeza das águas e areias da Baía de Graça fazem dela um cenário paradisíaco

Nas Ilhas Turcas e Caicos fica a Baía de Graça, um cenário digno de uma ilha paradisíaca. A praia é marcante não só por sua beleza natural e extensão (são pouco mais de 3 km), mas também por sua limpeza, tanto das areias como das águas.

3. Baía da Figueira, Chipre

Mar revolto na Baía da Figueira arrow-options
shutterstock
A Baía da Figueira, no Chipre, é extremamente popular, graças às suas areias douradas e bares ao redor

Voltando à Europa, a Baía Figueira, no Chipre, faz companhia à primeira colocada nos mares que separam o continente do norte da África. A praia fica próxima a uma ilhota inabitada, para a qual você pode nadar. Assim como suas areias douradas, os bares em seu entorno ficam lotados de turistas.

2. Whitehaven Beach, Ilhas Whitsunday, Austrália

Vista aérea dos bancos de areia de Whitehaven Beach arrow-options
shutterstock
Melhor praia do mundo: as areias de Whitehaven Beach esquentam menos, graças à silica em sua composição

A praia de Whitehaven fica em um cenário único das Ilhas Whitsunday, a poucos quilômetros do litoral de Queensland, na Austrália. Suas areias com silica, são dentre as mais puras do mundo, segundo o Big 7 Travel, e ajudam a repelir o calor - então não tenha medo de andar descalço por essa praia paradisíaca.

1. Zlatni Rat, Brac, Croácia

Vista de Zlatni Rat a partir de um buraco numa parede de pedras arrow-options
shutterstock
Melhor praia do mundo: o chifre dourado croata é impressionante dos mais diversos ângulos

Em primeiro lugar, a praia de Zlatni Rat, que significa praia do Chifre Dourado, impressiona, segundo a agência de conteúdo, não só pelo seu formato único, mas também pelas águas límpidas, que variam de turquesa para um azul profundo em poucos metros.

Com pinheiros próximos ao litoral para dar alguma sombra ao turista, e um cenário de tirar o fôlego, fica fácil de entender porque Zlatni Rat foi escolhida como a melhor praia do Mundo.

Qual a melhor praia do mundo para você?

Antes de continuar, o iG Turismo gostaria de saber a sua opinião. Se você pudesse escolher, qual das praias do top 10 merecia esse título? Deixe seu voto na enquete abaixo.


Outras concorrentes a melhor praia do mundo

E se está curioso para ver as outras integrantes da lista criada pela Big 7 Travel, abaixo estão os pontos turísticos que ficaram entre a 11ª e a 50ª colocação.

Agora, tudo que falta é decidir qual delas é a melhor praia do mundo para você, fazer as malas e ir curtir o litoral dos seus sonhos.