Caverna que parou o mundo em resgate de time de futebol vira ponto turístico

A caverna, que fica numa região isolada ao norte da Tailândia, protagonizou um dos resgates mais complexos e tocantes da memória recente

No meio do ano, 12 jovens de um time de futebol infanto-juvenil tailandês ficaram 17 dias presos, junto com seu técnico, em uma caverna do parque florestal Tham Luang-Khun Nam Nang Non, localizado no norte da Tailândia . Agora, o cenário dessa quase tragédia ganha status de ponto turístico.

O parque nacional em que fica a caverna já foi parte dos planos turísticos tailandeses, mas sem muito sucesso
Foto: shutterstock
O parque nacional em que fica a caverna já foi parte dos planos turísticos tailandeses, mas sem muito sucesso

O local só foi reaberto no dia 16 de novembro, e de acordo com o The Guardian , já recebeu inúmeros visitantes, mesmo que eles não tenham permissão para entrar na caverna em si.

Para aproveitar a oportunidade, mais de 100 barraquinhas vendendo souvenirs, camisetas e comida se reuniram na estrada que leva até o parque, próxima da cidade de Mae Sai .

A caverna do orgulho

Foto: shutterstock
Os habitantes da cidade de Mae Sai, que fica próxima ao parque, estão contentes pela oportunidade que veio após a tragédia

Ao jornal inglês, Vipa Romaneechutima, que vende bilhetes de loteria no local, declarou que o fluxo de turistas foi algo incrível que aconteceu nas vidas das pessoas da região.

"Já tentaram transformar Tham Luang numa atração turística diversas vezes, mas nunca deu certo. Agora, o lugar é famoso ao redor do mundo por causa dos garotos que foram resgatados", acrescentou.

Vipa também afirmou que a população da região sente orgulho de as pessoas quererem visitar seu lindo parque florestal. "É uma honra para nós". Localizado aos pés de uma colina densamente florestada, o parque fica numa região isolada.

Leia também: Viagem pela Ásia - como planejar um tour completo pelo continente

Segundo o Guardian , embora não seja possível entrar na caverna em que os garotos ficaram presos, ela pode ser vista através de grades. Além disso, outras três cavernas do parque podem ser visitadas: Buddha, Naga e Chamois.

O jornal também reportou que um museu para homenagear o resgate (e o mergulhador Saman Gunan, morto na tentativa de salvamento) está sendo construído. Para abrigar os turistas, um resort com tendas está sendo concretizado.

Outros acontecimentos no local

Foto: shutterstock
No parque ficam outras três cavernas que turistas podem ver para compensar a falta da principal: Buddha, Naga e Chamois

O Guardian também reportou que na semana dos dias 18 a 24 de novembro, multidões enormes colocaram flores na entrada da caverna, que está fechada desde o dia final do resgate, 10 de julho.

Leia também: 6 destinos internacionais perfeitos para jovens

Apesar dos apavorantes acontecimentos de julho, quatro meses depois, a população tailandesa próxima do parque nacional pode estar finalmente testemunhando a concretização de um sonho de anos: transformar o local onde fica a caverna em uma atração turística.