Montanhas que se formam nas junções de placas tectônicas, os vulcões sempre atiçaram a curiosidade humana ao redor do mundo . Desde povos antigos e tribos indígenas até a atualidade, eles são uma parte intrigante na paisagem e podem ser uma boa opção de ponto turístico para incluir em seu roteiro de viagem .
Leia também: Veja destinos de serra e montanha para curtir o friozinho o ano todo
Entre vulcões
inativos e outros que continuam em plena atividade, esses locais são imperdíveis para quem quer visitar lugares diferentes e também conhecer paisagens fora do comum. Obras da natureza, eles prometem uma fotografia perfeita para marcar a viagem.
Confira 15 vulcões para incluir no seu roteiro de viagem
Com muitos vulcões em destinos como Nova Zelândia, Estados Unidos e Indonésia, quase sempre com um passeio turístico específico para chegar perto da cratera, esses lugares são uma boa opção para encaixar no roteiro e fugir do comum, visitando um espetáculo inigualável da natureza. Confira a lista completa:
1. Tongariro, Nova Zelândia
Localizado na Ilha Norte, o vulcão Tongariro está localizado no parque de mesmo nome, junto dos vulcões Ngauruhoe e Ruapehu. De acordo com o site “New Zealand”, todos eles são ativos, mas não impede que as pessoas esquiem por suas encostas e escalem as crateras. Lá também estão localizados lagos da cor da esmeralda, prados alpinos e fontes termais.
2. Krakatoa, Indonésia
O Krakatoa é um dos vulcões mais ativos do país e ficou conhecido pela erupção que matou mais de 37 mil pessoas em 1883. Um passeio de barco pode ser uma boa opção para sair da cidade e ver uma paisagem com águas marítimas. Segundo o site “Indonesia Tourism”, os barcos saem das praias de Anyer e de Carita, e a viagem demora aproximadamente três horas e meia.
3. Cotopaxi, Equador
Indicado pelo site “Ecuador Travel” para uma trilha em família, o vulcão Cotopaxi está localizado no parque de mesmo nome, a 75 km ao sul de Quito, e é o segundo maior vulcão ativo do mundo, com 5.897 metros de altura. A trilha é uma chance de fazer um passeio ao ar livre e chegar perto de um vulcão ativo.
4. Bromo, Indonésia
Localizado a quatro horas de carro de Surabaya, capital da província de Java Oriental, o Monte Bromo é um vulcão inativo. Com 2.392 metros de altura, ele pode ser menor do que os outros vulcões na Indonésia, mas compõe uma bela paisagem com a natureza.
5. Rotorua, Nova Zelândia
O vulcão Rotorua está localizado em uma cidade de mesmo nome, na Ilha Norte da Nova Zelândia. A cratera ainda ativa do complexo vulcânico na Ilha Norte é coberta por água, formando um espetáculo natural. Segundo o site “Rotorua New Zealand”, existem diversas atrações locais para os aventureiros, como trilhas para explorar a pé ou de bicicleta.
6. Vesúvio, Itália
O Vesúvio é um vulcão inativo, provavelmente um dos mais conhecidos do mundo, após ficar famoso pelas erupções que destruíram as cidades de Pompeia e Herculano. Está localizado próximo a Nápoles, e o visitante pode chegar à cratera por meio de um ônibus privado, de transporte público e até escalando, para quem está disposto à aventura.
7. Kilauea, Estados Unidos
Localizado na Ilha Havaí, no Havaí, o vulcão Kilauea é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, com erupções de lava espumante e vapor. Em condições seguras, o turista pode visitar o local dirigindo pela borda do vulcão, com direito a vistas panorâmicas indescritíveis.
Leia também: Confira 5 destinos nacionais em que o principal atrativo é a natureza
8. Monte Fuji, Japão
O Monte Fuji é um dos símbolos do Japão e faz parte da lista de vulcões famosos pelo mundo. Com a altura de 3.776 metros, ele ainda está ativo e está localizado próximo a Honshu, a oeste de Tóquio. Segundo o site “Japan Guide”, o Fuji é considerado um elemento sagrado há anos e pode ser visto de Yokohama em dias limpos e visitado de trem, em uma viagem de Tóquio a Osaka.
9. Monte Santa Helena, Estados Unidos
A 160 km de Seattle, o vulcão ativo de Santa Helena, com 2.550 metros de altura, representa está localizado no estado de Washington. De acordo com o site “Mt St Helens”, o local recebe 500 mil visitantes por ano. O indicado é chegar de carro e preparar a câmera fotográfica. O parque onde está localizado também conta com um centro de exposições e exibições de filmes.
10. Kilimanjaro, Tanzânia
Conhecido por ser um dos indicadores do aquecimento global, o topo do Kilimanjaro passa pelo processo de degelo. À altura de 5.891 metros, o monte, formado por três vulcões inativos, é o pico mais alto da África e uma das maiores montanhas do mundo. Segundo o site “Tanzania Tourism”, a escalada ao Kilimanjaro é uma das melhores experiências para conhecer a paisagem local.
11. Masaya, Nicarágua
O vulcão Masaya fica 20 km ao sul de Manágua e segue em plena atividade. De acordo com o site “ViaNica”, o parque nacional onde ele está localizado é uma das atrações turísticas mais populares na região do país. Lá, você pode chegar perto de uma das crateras mais ativas do mundo e ainda ver, durante a noite, um espetáculo único chamado de “lago de lava”.
12. Osorno, Chile
O vulcão Osorno é ativo e fica na região de Los Lagos. Com 2.652 mil metros de altura, ele é considerado o ponto de início do deserto da Patagônia no Chile. O site “Go Chile” afirma que o lugar é considerado umas das atrações locais mais excepcionais. Lá, é possível praticar diversos esportes, como caminhada e escalada nas estradas vulcânicas.
13. Mauna Kea, Estados Unidos
Montanha mais alta do mundo se medida da base ao topo, o vulcão havaiano Mauna Kea é indicado principalmente para a observação de estrelas. De acordo com o site “Ifa Hawaii”, é preciso ter cuidado ao chegar ao local por causa das condições atmosféricas, que, a cerca de 4.260 metros de altura, apresentam 40% menos oxigênio do que no nível do mar, não sendo indic
14. Arenal, Costa Rica
Até 2010, o vulcão Arenal, de 1.670 metros de altura, emitia cinzas e lava constantemente. Segundo o site “Arenal Tour”, o vulcão, em meio a florestas tropicais e cachoeiras, é um dos pontos turísticos mais visitados no local. É possível fazer trilhas pelas florestas, a pé ou de bicicleta, e também andar de cavalo, além de outras excursões a cavernas subterrâneas.
Leia também: Veja 5 Eco Resorts para quem quer conforto e contato com a natureza
15. Poás, Costa Rica
Poás é outro na lista de vulcões ativos e tem 2.708 mil metros de altura localizado na província de Alajuela, na Costa Rica. Sua cratera principal está coberta por água extremamente ácida, cujo ph varia com a atividade vulcânica. Mas não espere nada além da fumaça e do vapor. Segundo o site “Vacations Costa Rica”, a última erupção aconteceu em 1910.