Se você acha que o carnaval brasileiro é o maior do mundo, está muito enganado. Enquanto no Brasil, a folia dura oficialmente quatro dias, no Uruguai a festa se estende por cerca de 40 dias – começando no final de janeiro e terminando apenas no início de março. Por mais de um mês, milhares de pessoas vão as ruas e casas de espetáculos para curtir as atrações que mesclam diversas culturas, como a africana e a europeia.

Leia também: 10 dicas para a viagem de carnaval com família e amigos não se tornar desastrosa

O carnaval no Uruguai dura mais de um mês e há um desfile em que a bateria é formada por mais de 2500 instrumentos
Diuvlgação/Leonardo Correa
O carnaval no Uruguai dura mais de um mês e há um desfile em que a bateria é formada por mais de 2500 instrumentos


Assim como no Brasil, a festa é uma das tradições culturais mais populares do país . No Uruguai , o carnaval começou em Montevidéu há muitos anos e desde então, no dia 25 de janeiro, as festividades são iniciadas com um Desfile Inaugural na Avenida 18 de Julio. Na data, grupos -como se fossem as escolas de samba - competem em concurso oficial com carros alegóricos e Rainhas do carnaval.

Maior bateria do mundo 

Já nos dias 8 e 9 de fevereiro acontecem os desfiles “Llamadas”, que possui grande influência africana, já que um dos intuitos do evento é relembrar o encontro que os escravos faziam fora da cidade durante os séculos XVIII e XIX. A animação e o colorido se unem ao som contagiante do Candombe. “A bateria que chega a ser composta por 2500 tambores algo que arrepia a alma dos espectadores”, diz Gerardo Reyes, Gerente de Festejos e Espetáculos do Departamento de Cultura de Montevidéu.

Leia também: 8 países que também comemoram o carnaval, mas com uma forma diferente de folia

O Candombe é um instrumento tipicamente africano que contagia as pessoas durante o desfile pelas ruas
Divulgação/Leonardo Correa
O Candombe é um instrumento tipicamente africano que contagia as pessoas durante o desfile pelas ruas


Outra atração do carnaval uruguaio é o Murga, um ritmo de origem espanhola que mistura teatro, paródia, humor e melodia. As apresentações costumam acontecer à noite, nas ruas dos bairros locais.  Esses grupos carnavalescos também participam de um concurso oficial de carnaval juntos com parodistas, humoristas e revistas musicais.

Folia em todo país

A folia não é só em Montevidéu. Todas as cidades do interior do Uruguai têm seus desfiles inaugurais e diversas festividades ao longo dos 40 dias de folia. O que muda são as influencias culturais. As cidades Rivera, Artígas e Melo por exemplo, pela proximidade com o Brasil, compartilham de diversos elementos do carnaval daqui. Ao longo do país as referências são variadas. 

Leia também: Vai cair na folia? Veja os 10 destinos mais buscados para o carnaval

Carnaval no Brasil e carnaval no Uruguai

O que une as festas do Brasil e do Uruguai é a animação do povo. “São festas muito diferentes, mas com particularidades que as fazem únicas. Posso enumerar muitas diferenças. Desde o idioma até o ritmo", apnta Reyes. Mas as duas festas agitam a galera. "As características do carnaval montevideano é muito forte e do brasileiro também, ambos tem muita identidade e são amadas pelo público”, completa ele. Por lá e por aqui, a folia promete! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!