A grande ilha africana localizada no oceano Índico é um destino que encanta pela diversidade natural, com animais e plantas únicas. Madagascar ficou mais conhecida depois do sucesso da divertida animação da DreamWorks que leva o mesmo nome do destino. Hoje, a região recebe inúmeros turistas de todo mundo.

Ver os baobás gigantes é umas das atrações de Madagascar
Divulgação
Ver os baobás gigantes é umas das atrações de Madagascar


Leia também: Turismo de luxo é ostentação? É possível fazer uma viagem gastando R$ 2 mil

Madagascar conta com uma excelente estrutura para os visitantes: a maiorias dos hotéis está localizada perto de reservas e parques ecológicos, a gastronomia da ilha conta com um toque francês e tem uma diversidade de ingredientes e temperos. Fora que são inúmeras as atrações turísticas da região.  

A ilha que abriga 111 espécies de lêmures, dezenas de espécies de camaleões coloridos e de plantas que só existem lá.

“Entre os pontos mais espetaculares do destino está a famosa Alameda dos Baobás , a comunidade de pescadores seminômades e as reservas naturais que usam o turismo para a conservação ambiental”, conta Haroldo Castro, fotógrafo e jornalista, idealizador de Viajologia Expedições.

Baobás gigantes e lêmures

O jornalista fala que uma das experiências que mais emocionam os turistas é passar entre gigantescos baobás, essas árvores podem medir até 30 metros de altura e viver por mil anos. “Das nove espécies de baobás que existem no mundo, seis podem ser encontradas apenas lá. A majestosa árvore é considerada sagrada pelos malgaxes, é chamada localmente como reniala, mãe da floresta”, diz.

Os turistas podem ver lêmures de perto e interagir com eles
Divulgação
Os turistas podem ver lêmures de perto e interagir com eles


Leia também: 7 ilhas paradisíacas que vale a pena você visitar

O turista pode passar pela pequena cidade de Bekopaka , na qual fica o Parque Nacional Tsingy de Bemaraha , considerado Patrimônio Mundial, pela Unesco. Também pode fazer trilhas, passeios de canoa no rio Manambolo e ver plantas que são exclusivas dessa região.

“Outra atração imperdível é o encontro com os lêmures nas florestas tropicais da reserva Anjozorobe-Angavo, que fica a 90 km da capital Antananarivo ”, indica o fotógrafo. Os animais se aproximam dos visitantes a alguns até sobem na cabeça dos turistas.


Evitando o desmatamento

Haroldo fala que especialistas acreditam que o turismo envolvendo a observação animal é uma excelente alternativa para o desenvolvimento da economia local e isso pode ajudar inclusive a conter o desmatamento.

Leia também: Conheça Barbados, a ilha do Caribe indicada para todo tipo de viajante

“O projeto em Anjozorobe comprova que, nos últimos anos, os 9.000 visitantes contribuíram de forma concreta a reduzir a pobreza e a promover a conservação da biodiversidade em Madagascar”, completa o jornalista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!