Tamanho do texto

Se você ainda não sabe onde passar as férias, confira 8 motivos para conhecer a Grécia e se prepare para sair da rotina

Para quem espera o ano inteiro pelas férias, escolher onde passar os merecidos dias de descanso é uma tarefa difícil. E para te ajudar a tomar a decisão certa, o Hotel Urbano separou 8 motivos para você conhecer a Grécia . O destino é famoso por suas belíssimas ilhas, mas reúne diversos atrativos. O país é uma mistura charmosa de tudo o que os viajantes mais gostam: história mística, praias paradisíacas, gastronomia de ponta, povo simpático e muita música. Com tantas opções, a Grécia promete a viagem dos sonhos.

Grécia tem ilhas maravilhosas que vão te conquistar
shutterstock
Grécia tem ilhas maravilhosas que vão te conquistar

1) A capital grega reserva pontos turísticos incríveis

Athenas é um dos destinos internacionais  mais disputados entre os turistas. E as razões não são poucas. A cidade abriga o ponto turístico mais visitado da Grécia: Acrópole. O monumento é símbolo da capital grega e foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco. O Acrópole mantém viva a cultura da civilização ocidental da antiguidade e promete impressionar os visitantes com sua arquitetura clássica.

Lá você ainda pode conhecer as ruínas do lendário Paternon e apreciar uma vista panorâmica fantástica de Athenas. Em seguida, continue a explorar a Grécia pelo bairro de Plaka. Um passeio pela Ágora Antiga também é um programa obrigatório de que visita a cidade. O Templo de Zeus Olímpico, o Museu Arqueológico Nacional e a Praça Syntagma são outras atrações que formam o cenário turístico do local.

2) O país agrada aos mais diversos tipos de público

A Grécia é o destino perfeito tanto para os casais em lua de mel, quanto para os grupos de jovens em busca de noites agitadas e muita praia. Todos vão encontrar o que fazer por lá. Quem é fã de história deve seguir rumo à Atenas para visitar o Acrópole e os museus com obras únicas da capital ou conhecer a cidade medieval de Rodes.

Aos que gostam de um mergulho refrescante de água salgada, todos os caminhos levam às fantásticas ilhas gregas. Já Mykonos é ideal para curtir a vida noturna animada da Grécia. Para os apaixonados, nada melhor do que a charmosa Santorini. O país também não deixa os amantes da gastronomia na mão. Em cada esquina, há um restaurante pronto para te servir o melhor da culinária mediterrânea, com direito a entrada, prato principal, sobremesa e uma boa taça de vinho.

Atenas é o local ideal para quem quer reviver a história
Flickr/George Rex
Atenas é o local ideal para quem quer reviver a história


3) As ilhas gregas são maravilhosas

Além de ser um destino recheado de história e cultura, a Grécia é conhecida por suas ilhas de beleza inigualável. Atenas é o ponto de partida para visitar esses verdadeiros paraísos tropicais. Muitos barcos saem de lá e seguem rumo à Creta, a maior ilha do país.

Com praias de areia avermelhada e aldeias brancas, Santorini é conhecida como a “Ilha dos Apaixonados” e é garantia de paisagens de tirar o fôlego. Mykonos também é concorrida e chama atenção dos turistas pela sua vida noturna agitada. As ilhas gregas prometem dias ensolarados tão incríveis, que já fazem parte da rota de milhares de cruzeiros .

 4) A Grécia é um dos países mais baratos da Europa

Com o euro na casa dos R$ 3 e o real desvalorizado, conhecer a Europa pode parecer impossível, mas não é. Com o custo de vida baixo, visitar a Grécia costuma sair bem em conta. Hospedagens, transportes, passeios e refeições: tudo por lá é mais barato do que nos outros países europeus. Se você garantir a passagem aérea com antecedência e evitar os meses de alta temporada (julho/agosto), a viagem fica ainda mais econômica.

O país ainda é pequeno, o que diminui os gastos com locomoção. Além disso, você pode optar pela compra de pacotes para a Europa para economizar ainda mais e já garantir a sua hospedagem.

5) A Grécia é o berço da história mitológica

Não é à toa que dizem que visitar a Grécia e não mergulhar na sua história mitológica é como ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor. Além das paisagens fascinantes, cada ruela do país esconde vestígios dos mais lendários mitos. São várias as ruínas que foram preservadas e os monumentos que atravessaram séculos. Esse país místico respira a cultura da antiguidade e proporciona uma verdadeira viagem no tempo aos turistas.

Não deixe de conhecer Olympia: a terra-mãe do maior evento esportivo do mundo. Esse santuário da Grécia Antiga fica a menos de 4 horas de Atenas e permite que os visitantes caminhem pelo estádio em que os competidores treinavam há mais de 3.000 anos.

Viva a mitologia na visita a Grécia
shutterstock
Viva a mitologia na visita a Grécia

 6) A música grega é contagiante

A arte musical é uma das principais características do espírito do povo grego. A música está em cada ruela do país. De norte a sul da Grécia, das cidades às ilhas: todos os lugares são palco de muita música durante o ano todo. O som do bouzouki, instrumento tradicional da Grécia, vai instigar os seus ouvidos. O Laiko é uma das marcas registradas da região. Já o Rebetiko é um tipo de blues grego. E a diversidade de estilos musicais não para por aí: o Entechno, Hassápiko e o Tsiftetéli são outros ritmos famosos e que prometem tirar os seus pés do chão!

7) A culinária grega é de dar água na boca

Você não pode deixar a Grécia sem experimentar a saborosa culinária local. Com o azeite como protagonista, os pratos gregos deixam os turistas com água na boca. Comece provando a Moussaka, uma mistura de beringelas e carne de cordeiro regada ao molho branco. Já o Gemista é uma espécie de tomate recheado com arroz e cozido com muito azeite. O famoso Souvlaki e o Gyro são outras refeições que abrem o apetite de qualquer um.

O Queijo Feta também é um ingrediente típico da cozinha grega. Você o encontra em saladas, massas folheadas e muito mais. Os frutos do mar fazem sucesso na região. Os doces são um caso à parte na Grécia. Destaque para as frutas secas e o cremoso iogurte com mel. Aproveite a variedade do cardápio grego e sente em uma tradicional taverna para apreciar o paladar regional.

Moussaka é um dos pratos típicos da culinária grega
Flickr
Moussaka é um dos pratos típicos da culinária grega

8) O povo grego é hospitaleiro

Não se preocupe com o idioma complicado. A simpatia do povo grego vai contagiar você e acabar com o problema da comunicação. Falando ou não a sua língua, os gregos vão te tratar muito bem. Eles costumam puxar assunto, buscando deixar o turista à vontade. Além disso, grande parte dos hotéis, restaurantes e companhias de taxi possuem funcionários que falam inglês.