Tamanho do texto

Se você está planejando sua viagem para o México, confira o guia completo de Cancún e aproveite!

Cancún está entre os destinos internacionais  mais procurados do mundo. Conhecer esse paraíso caribenho é um verdadeiro sonho para muitos brasileiros. E não é por acaso - o local reúne diversos atrativos que agradam aos turistas: praias paradisíacas, história mística, boa gastronomia, noite animada e muita cultura. Para quem está planejando essa viagem, o Hotel Urbano (HU)  preparou um guia repleto de dicas úteis. 

Cancún tem praias para todos os gostos
Divulgação
Cancún tem praias para todos os gostos


Praias de Cancún                                         

Quando o assunto é Caribe , não é possível esperar menos do que cenários de filme, e Cancún não decepciona neste quesito. As praias são lindas e com águas transparentes, mas fique atento à área mais tranquila da praia, que é nos primeiros quilômetros da Boulevard Kulkucán – a avenida que percorre toda a Zona Hoteleira – pois conforme a quilometragem aumenta, o mar vai ficando mais agitado. Para aproveitar esse paraíso sem preocupação, recomenda-se viajar entre os meses de janeiro e julho (entre agosto e novembro há risco de furacão).

As praias mais concorridas da região são a Playa Tortugas e Playa Delfines . A primeira é bem pequena e tem um mar calmo. Fica próxima a bares e tem a areia tomada por espreguiçadeiras, por isso, é uma ótima opção para quem se hospeda no Centro. Já a Delfines é uma das praias públicas mais famosas de Cancún e possui um mirante com uma linda vista. Com o mar mais agitado que a Playa Tortugas, esta praia é bastante visitada por praticantes de esportes e moradores locais que desejam curtir um dia de sol.

Beleza natural atrai turistas
Divulgação/Hotel Urbano
Beleza natural atrai turistas

Para aqueles que preferem uma praia mais tranquila, a Chac-Mool é uma excelente opção.  A entrada da praia fica escondida entre alguns hotéis, mas a vista do mar é incrível!

História fascinante 

Os amantes da mitológica história maia podem aproveitar a visita à Cancún para conhecer Chichén Itzá , um sítio arqueológico considerado uma das maravilhas do mundo. O local está a cerca de 200km de Cancún e chama atenção pela gigante pirâmide de Kukulcán, um lugar realmente mágico, até para os menos místicos.

Outro impressionante sítio arqueológico está localizado em Tulum , uma região de praia, frequentada por famosos. As ruínas de construções usadas pelos maias ficam na beira da praia. Embora não tenha pirâmides ou construções grandiosas, a localização estratégica, que permitia que o mar fosse avistado de uma área privilegiada, faz de Tulum um local especial.

Cancún possui praias de águas cristalinas
Divulgação/Hotel Urbano
Cancún possui praias de águas cristalinas

Outro destaque cheio de histórias fantásticas são os cenotes - formações geológicas como cavernas, que eram utilizadas pelos maias em rituais. Alguns deles têm lagos de águas cristalinas com temperatura morna, perfeitos para relaxar. Na região de Cancún e Playa del Carmen há diversos desses cenotes, para mais segurança, conte com um guia local e não deixe de visitar pelo menos um deles.

Comida para todos os gostos

A culinária de Cancún é uma atração à parte. Para os que se interessam pela comida regional, existem vários restaurantes com as mais diversas opções de comida. O La Parrilla é um típico restaurante mexicano, com direito a decoração, mariachis e, é claro, pratos deliciosos. O famoso Guacamole é uma das especialidades da casa. Já para quem gosta de comida orgânica, o Natura é uma boa alternativa, especialmente quando o corpo pede uma refeição mais leve.

Quem viaja em grupo sabe que tem horas em que é difícil conciliar a vontade de todos. O The Surfin Burrito é perfeito para esses momentos. Além de pratos tradicionais da comida mexicana, o cardápio possui opções continentais, com mais ênfase ao gosto dos americanos, que viajam muito por lá. Também é uma ótima opção para quem deseja comer bem e barato ou apenas tomar uns drinks e fazer uma refeição rápida à noite.

A famosa noite de Cancún

Como toda praia badalada, Cancún tem a vida noturna tão animada quanto os seus dias. A Coco Bongo é a casa noturna que mais faz sucesso na região, um lugar imperdível para quem quer aproveitar as noites caribenhas. A casa se tornou famosa por causa do filme “O Máscara” e é palco de festas lotadas, conhecidas pelo open bar durante toda a noite e a performance de artistas que fazem cover de celebridades.

A principal concorrente da Coco Bongo, Dady’O  se diferencia por estar localizada dentro de uma caverna e também está na lista das melhores casas noturnas de Cancún. A boate promove festas temáticas com ótimos DJ’s e ritmos variados. Para quem quer algo mais leve, o Señor Frog’s é a melhor alternativa. O bar está em diferentes cidades do Caribe, é bem decorado e tem atendentes super animados, que interagem com os clientes. Tudo isso regado a muita música e cerveja.

Um dia de compras em Cancún

Cancún oferece atividades durante o dia e uma ótima vida noturna
Divulgação/Hotel Urbano
Cancún oferece atividades durante o dia e uma ótima vida noturna

O artesanato mexicano é impressionante. Chega a ser difícil visitar o país sem voltar com pelo menos um “regalito” local. O Mercado 28 é o melhor lugar de Cancún para comprar as tradicionais “artesanías” mexicanas. É possível que alguns visitantes fiquem um pouco incomodados com o assédio dos vendedores, porém, vencer essa barreira e seguir em frente vale a pena.

Mas cuidado! Alguns pequenos mercados se intitulam como “Mercado 28” para enganar turistas desavisados. Para não cair nessa, lembre-se: o Mercado 28 é enorme!

Em Cancún também é possível encontrar Shoppings Centers tradicionais, o Kukulcán Plaza , por exemplo, é um dos melhores. O local reúne várias lojas e tem uma área denominada “Luxury Avenue”, uma galeria refinada, conhecida por contar com algumas das principais marcas de roupas e acessórios do mundo. Ótimo lugar para quem deseja comprar perfumes, maquiagem, acessórios, roupas e até joias.