Tamanho do texto

Julia Fraia e Vinicius Bustamante, colunistas do iG Turismo e do Perca a Novela, mostram como é Berlim vista da estrutura mais alta da cidade

Berlim guarda muitas lembranças. Lá estava o muro que dividia a Alemanha em Oriental em Ocidental, por exemplo. É possível reviver a história caminhando pelas ruas, visitando museus e pontos turísticos. Também há um local para ter uma vista privilegiada da cidade. 

Memórias da Guerra Fria: conheça o Checkpoint Charlie, em Berlim

Torre de TV é um ponto turístico de Berlim
Creative Commons
Torre de TV é um ponto turístico de Berlim


Com 368 metros de altura, a Torre de Televisão de Berlim, ou Berliner Fernsehturm em alemão, é a estrutura mais alta da capital alemã e também uma das maiores da Europa. Impossível passar por lá e não reparar nela. A torre está localizada na Alexanderplatz, no centro da cidade, ficou pronta em 1969 e contava com 365 metros. Com uma nova antena instalada em 1990, ganhou mais três metros e chegou a altura atual. Ideia de Walter Ulbricht, líder do Partido Socialista Unificado da Alemanha, era um símbolo da República Democrática Alemã. Mesmo hoje, após a reunificação, continua sendo o símbolo da cidade. 

Da plataforma de observação, que dá uma volta completa na torre, é possível ver toda Berlim. Todo ano, segundo o site oficial da atração, o local é visitado por 1 milhão de turistas aproximadamente de diversos países do mundo. Claro que Julia e Vinícius tinham de incluir o ponto no roteiro pela Alemanha. 

Perca a Novela: por que os faróis de Berlim são os mais fofos do mundo

Atrações na Torre de televisão

O andar panorâmico fica a 200 metros de altura. Além da vista impressionante, a torre ainda oferece opções de locais para comer. Há um bar e um restaurante giratório, o Sphere Restaurant, para quem quiser uma refeição completa. Que tal aproveitar a visão panorâmica e ainda almoçar, jantar ou tomar um café?

Torre de Televisão destaca-se na paisagem da cidade alemã
Arquivo pessoal
Torre de Televisão destaca-se na paisagem da cidade alemã


Ingressos

Existem vários tipos diferentes de ingressos. O ideal é comprar on-line antecipadamente para evitar as longas filas. O acesso é feito por dois elevadores, que levam 40 segundos para completar o percurso até o andar da vista panorâmcia. Não há como subir por escadas, por isso tanta fila para conhecer o ponto turístico. 

Que tal um passeio pela neve dos parques de Berlim para se refrescar

A atração fica aberta de segunda a domingo e o horário varia de acordo com os meses do ano. De março a outubro, o funcionamento começa às 9h e vai até a meia-noite. Já de novembro a fevereiro, o local abre às 10h. 

Dê play no vídeo e venha passear com a gente!


_______________________________________________________________________________________________________

Julia e Vinicius: um casal que sai da rotina
Arquivo pessoal
Julia e Vinicius: um casal que sai da rotina

*O Perca a Novela  é um trabalho conjunto do casal paulistano Julia Fraia (32) e Vinicius Bustamante (29).

Apaixonados por explorar a própria cidade, viajar e conhecer coisas novas, em abril de 2015 criaram um canal para compartilhar as dicas e as coisas interessantes que encontram! Agora, eles estão também aqui no iG com seus vídeos e posts descontraídos, que instigam nossa vontade de sair da rotina e ir passear.