Nossa viagem pela Ásia continua, nosso próximo destino será a região do sudeste asiático e não vemos a hora de conhecermos o outro lado do mundo, a final será a primeira vez que vamos visitar essa parte do maior continente do mundo. Mas antes, resolvemos fechar nossa passagem pelos Emirados Árabes Unidos com algumas últimas dicas de pontos turísticos.

Em nosso último post, falamos um pouco do que é legal de se fazer na cidade de Abu Dhabi , e agora elencamos os melhores pontos turísticos de nossa visita em Dubai, a cidade mais conhecida desse país mulçumano.
Burj Khalifa

Burj Khalifa é um dos prédios mais altos do mundo
Começamos nossa lista pelo prédio mais alto do mundo, que já foi cenário de filmes como "Missão Impossível", no qual o ator Tom Cruise ficou pendurado do lado de fora da torre para fazer as cenas. Ficamos surpresos por ver a importância do filme na região até hoje. Logo na entrada para o elevador você pode tirar uma foto sentado em uma cadeira de diretor com alguns objetos cinematográficos, além de olhar para o exato ponto onde o ator fico pendurado.
Confesso que ficamos um pouco decepcionados pela altura que pudemos subir para ter a vista da cidade. Acontece que a plataforma que recebe os turistas não fica no topo do prédio, mas sim por volta da metade, a uns 480 metros de altura.
Tudo bem, isso já é bem alto, mas considerando que o prédio tem mais de 800 metros de altura, bem que poderíamos ir um pouco mais pra cima, né? Burj, em árabe, significa torre, e Khalifa é o nome do Sheikh de Abu Dhabi e atual presidente do país.
The Dubai Mall
Se você pretende visitar a Burj Khalifa, terá que passar pelo maior shopping do mundo, o Dubai Mall. Acontece que a entrada da torre fica no shopping, em um complexo que foi construído no centro da cidade.

Repleto de lojas das marcas mais conhecidas do mundo, o Dubai Mall é um local que deve ser visitado mesmo por aqueles que não gostam de compras, pois além de lojas conta com mais de 120 restaurantes, pista de patinação no gelo, 22 salas de cinema e um dos maiores aquários do mundo com mais de 33mil animais marinhos em exposição. E do lado de fora ainda é possível apreciar as Fontes de Dubai, que agraciam o público com o lindo Show das Águas Dançantes.
+ Viagem pela Ásia - como planejar um tour completo pelo continente
Museu de Dubai
Saindo do centro novo da cidade, uma passagem pela região histórica de Dubai é indispensável! Começando pelo Museu de Dubai , que conta a história dos antigos moradores da região, os beduínos que pescavam e comercializavam pérolas para sobreviver.
Esse museu mostra como eram as casas das pessoas naquela época, o estilo de vida e as técnicas de trabalho. É realmente muito interessante e curioso saber como eles conseguirem crescer, mesmo possuindo um modo de vida tão simples.
Passeio pelo Creek
Quem escolhe ir visitar a região antiga da cidade acaba fazendo um combo turístico. Normalmente, o passeio começa pelo Museu de Dubai e continua com uma travessia em um barco de madeira pelo Creek, canal que sustentou a vida dos moradores locais por muitos anos, antes da descoberta do petróleo.

Era no Creek que os pescadores tiravam seu sustento e procuravam as pérolas. Hoje o canal é muito usado para o transporte, conexão com o porto, e passeio turístico, tanto nos barquinhos de madeira para simplesmente atravessar de um lado para o outro, quanto em barcos restaurantes ou tours noturnos para apreciar a beleza da cidade iluminada.
Mercado do Ouro
O passeio pelo Creek termina nesse lado do rio, onde se encontra o Mercado de Especiarias de Dubai , que é muito parecido com qualquer outro mercado do gênero, principalmente com os dos países islâmicos. Mas o que se diferencia por aqui é o Mercado do Ouro, que é repleto de vitrines douradas com todo tipo de joia.

Os árabes gostam de ouro puro, então a maioria é 24 quilates, aquele ouro bem amarelo. É impressionante observar aquela quantidade imensa de ouro e nenhuma grade nas vitrines ou policiais fortemente armados. Até parece que é tudo bijuteria.
Muitas lojas vende imitações, não do metal, mas do design de joias de grandes marcas. Então é possível sair de lá com um bom negócio, com uma peça bonita e a certeza que ela é de ouro mesmo. O que achamos engraçado foram os totens espalhados pelo mercado com informações do preço do ouro no mercado mundial.
Jumeira Beach
Saindo um pouco da riqueza do mercado, resolvemos conhecer algo que não custa nada para visitar, uma das praias de Dubai, a Jumeirah Beach . Essa praia é muito frequentada pelos banhistas e pelos food trucks. Nela nós podemos ver uma quebra de paradigmas que traduzem o que é a cidade de Dubai hoje.

Nada de esconder o corpo por aqui! As mulheres frequentam a praia como se estivessem em Copacabana e sem não há problemas com isso. Essa é uma dúvida frequente que escutamos quando alguém pergunta como é Dubai. A verdade é que você pode ir sem medo de não saber que roupa usar, essa praia é prova disso. Claro que vemos muitas mulheres mulçumanas usando a abai (traje islâmico), mas os turistas não precisam ter medo.
Burj Al Arab
Passar pela Jumeirah Beach e não apreciar a Burj Al Arab é impossível. O hotel mais luxuoso do mundo está bem ali ao lado fazendo parte do cenário. Nós tivemos a grande oportunidade de ficar hospedado nesse hotel e já contamos essa história aqui em nossa coluna.

A má notícia é que o hotel é caríssimo, mas mesmo assim achamos que valia a pena nos sacrificar um pouco para dormir uma noite lá. A boa notícia é que mesmo que você não esteja hospedado no hotel, é possível visita-lo! Basta fazer uma reserva em um dos restaurantes do local para curtir um pouco da famosa Torre das Arábias.
Rally pelo deserto
Uma viagem por Dubai só está completa se você fizer um rally pelas dunas do deserto e ter um típico jantar local em um acampamento beduíno. Esse tour está disponível em muitas agências de turismo de Dubai, algumas inclusive com atendimento em português feito por brasileiros. Visitar o deserto te leva mais próximo das origens dessa cultura tão interessante que formou a cidade de Dubai e toda essa região dos Emirados Árabes Unidos.

+ Abu Dhabi: o maior de todos os Emirados Árabes Unidos
Ficamos mais de 10 dias nesse país incrível e é hora de partir para outra cultura totalmente diferente. Estamos muito ansiosos para dividir com você nossa próxima experiência no continente asiático e compartilhar o que nossa opinião sobre os pontos turísticos que vamos visitar.
* Gisella e Fernando De Borthole são autores do site Sonho & Destino e escrevem semanalmente no iG Turismo.