Abertura da Festa da Uva de Jundiaí - 2018
Alf Ribeiro/CidadeeCultura
Abertura da Festa da Uva de Jundiaí - 2018

Enfim, chegou a hora de comemorar mais um ano de boa colheita na região de Jundiaí. A tradicional Festa da Uva é a pioneira do gênero e acontece desde 1934. Uma tradição que, para deleite dos turistas, é levada muito a sério por produtores e moradores da cidade, com direito a rainha e princesas, apresentações culturais, música, dança, teatro, artesanato e muita diversão.

Leia também: Veja as dicas de passeios na Ilha Comprida, litoral do Estado.

undefined
Alf Ribeiro/CidadeeCultura

Cerimônia da Pisa na Festa da Uva de Jundiái - 2018

Atrações da Festa da Uva

A cerimônia da pisa da uva é um evento à parte. Essa homenagem às tradições e à cultura do campo ocorre aos sábados e domingos às 14h. Com muita animação, você é convidado a tirar os sapatos e ter a oportunidade de vivenciar os costumes de nossos antepassados. E, claro, na Festa da Uva não faltam sessões de degustação, workshops enogastronômicos e a venda da fruta a preços convidativos.

Experiências do Turismo Rural

A cidade de Jundiaí fica a menos de uma hora de carro da capital, na região do Circuito das Frutas , em meio a outras nove cidades que compõem um dos mais belos roteiros turísticos do Estado.  O turismo rural aqui é desenvolvido para oferecer aos visitantes um maior contato com a natureza e conexão com a terra. São sítios e fazendas centenárias que abrem suas portas nos finais de semana para o café da manhã colonial, um farto almoço e diversão.

Uma ideia é aproveitar e fazer os passeios turísticos que levam aos cenários rurais da cidade e às vinícolas, onde você pode desfrutar o prazer indescritível de andar em meio às parreiras e experimentar  vinhos, sucos e a quantidade enorme de preciosas iguarias produzidas no campo, como geleias, doces, compotas, molhos...

Festas das colheitas

A Festa da Uva de Jundiaí vai até o dia 4 de fevereiro e você pode aproveitá-la nas seguintes datas:  26, 27 e 28 de janeiro e 2, 3 e 4 de fevereiro.

undefined
Alf Ribeiro/CidadeeCultura

Rainha e princesas da Festa da Uva de Jundiaí - 2018

As festas das colheitas se espalham ao longo do ano, com frutas diversas: caqui, morango, figo, goiaba, pêssego, além das festas das flores e das hortaliças.

Fique atento ao calendário desses eventos, às estações das frutas, e não deixe de passear pelos pomares para apreciar, escolher, cheirar e experimentar suas frutas prediletas. O contato com a terra e a conexão com a natureza certamente lhe fará muito bem.

 Para saber mais dicas de turismo, como essa sobre a Festa da Uva, e conhecer trilhas pelo nosso continente, acompanhe a coluna de Márcio Masulino aqui no iG Turismo  . 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!