Ilha Comprida: 72 km de praias, dunas e natureza preservada

O colunista Márcio Masulino mostra os encantos de Ilha Comprida

Ilha Comprida - vista para o Mar Pequeno
Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
Ilha Comprida - vista para o Mar Pequeno

"O que te move em 72 km de praias, dunas e natureza preservada?". Esse é o tema da nova campanha publicitária da cidade de Ilha Comprida e resume o ambiente que te aguarda neste paraíso do Litoral Paulista. A ilha é um convite para quem quer se exercitar ao ar livre, contemplando paisagens intocadas e preservadas da natureza. Por lá dá para fazer trilhas entre dunas e matas, passeios de bike, caminhadas, quadriciclo, caiaque, paddle, pesca...

Leia também: Aproveite para saber mais sobre os encantos da cidade vizinha: Cananéia 

Foto: ALF RIBEIRO
Passeios de Quadriciclo em Ilha Comprida

A Ilha Comprida fica no extremo sul do Litoral Paulista, na divisa com o Estado do Paraná. Pode-se chegar por Iguapé, atravessando a ponte, ou por balsa, partindo de Cananéia. A segunda opção é mais prazerosa, porém distante: são mais de 20 km percorridos pela praia e você é obrigado a respeitar os horários da maré. Nada assustador para quem se orienta com a população local.

Ilha de ponta a ponta

Do lado leste da Ilha Comprida , você vislumbra o mar aberto e, ao longo da extensa área de praia, você encontra cenários diversos.

No sul, na ponta da ilha, fica a praia de Boqueirão do Sul, frequentada por surfistas e por visitantes da Cananéia que atravessam de balsa para aproveitar a beleza do local. Mais ao sul, está a barra de Cananéia, de onde se pode observar, principalmente na primavera, famílias de golfinhos que procuram a região para procriar.

Leia também: Conheça 5 ilhas paradisíacas em Ubatuba

Do lado oeste da cidade, você contempla o mar pequeno. Entre a ilha e o continente, as águas são mais calmas e protegidas do mar aberto, o que caracteriza a região do Lagamar e propicia uma riqueza enorme e única da fauna marinha. Não é à toa que a região é conhecida como o berçário do Atlântico!

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
As famosas Dunas do Araçá

Já no caminho do norte, você encontra as famosas Dunas do Araçá e a bela lagoa da ponta da praia.

Dicas de passeios

Um passeio imperdível, oferecido pela Prefeitura, é realizado a bordo de um confortável catamarã. As rotas variam de acordo com o dia e os roteiros atravessam o mar pequeno, no sentido Cananeia e Parque Estadual da Ilha do Cardoso, ou seguem no sentido norte da Ilha. Ambos com paisagens maravilhosas e atrativos singulares, como a vila fantasma que se avista na divisa com o Paraná.

A Vila de Pedrinhas, uma comunidade caiçara no sul da ilha e voltada para o mar pequeno, também é um passeio obrigatório para quem gosta da culinária local e da natureza em seu estado primitivo.

As lembranças únicas desta cidade encantadora você vai carregar para sempre, mas vale a pena dar um pulo na feira de artesanato da Praia do Boqueirão para valorizar a produção artística local e presentear seus entes e amigos queridos.

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
Cultura Caiçara na Vila das Pedrinhas

No final da viagem, assim como aconteceu comigo, você vai descobrir o que te move a  voltar várias vezes à apaixonante Ilha Comprida .   Para saber mais dicas de turismo e de trilhas pelo nosso continente, acompanhe a coluna de Márcio Masulino aqui no iG Turismo