Cristo Redentor e Corcovado - Rio de Janeiro
Divulgação: Civitatis
Cristo Redentor e Corcovado - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro alcançou a marca de 1,2 milhão de turistas internacionais entre janeiro e maio de 2026 e foi o estado brasileiro com o maior crescimento absoluto de visitantes estrangeiros no período. Ao todo, foram 179.211 chegadas a mais do que nos cinco primeiros meses de 2025, resultado que coloca o destino na liderança nacional em expansão do turismo internacional.

Os dados, divulgados pela Embratur, pelo Ministério do Turismo e pela Polícia Federal, mostram que o estado recebeu 1.211.748 turistas estrangeiros no acumulado do ano, um avanço de 17,4% em relação ao mesmo intervalo de 2025, quando foram contabilizadas 1.032.537 chegadas.

O desempenho também foi impulsionado pelo movimento registrado em maio. Naquele mês, 146.737 turistas internacionais desembarcaram no estado, número 12,4% superior ao do mesmo período do ano passado. O show da cantora colombiana Shakira foi apontado como um dos fatores que contribuíram para o aumento do fluxo de visitantes.

Segundo o presidente da Embratur, Bruno Reis, o resultado está relacionado às ações voltadas à promoção do Brasil no exterior, desenvolvidas em parceria entre o setor público e a iniciativa privada, além do trabalho de atração de novas rotas internacionais. Para ele, o Rio de Janeiro continua exercendo papel central na divulgação do país como destino turístico.

Brasil também bate recorde em maio

O crescimento do Rio acompanha o cenário positivo do turismo internacional no Brasil. Em maio de 2026, o país recebeu 486.262 turistas estrangeiros, o maior volume já registrado para o mês na série histórica, com alta de 5,4% na comparação com maio de 2025. Entre janeiro e maio, foram contabilizados 4.819.685 visitantes internacionais, o segundo melhor resultado da série para o período, enquanto as chegadas por via aérea cresceram 14,9%.

Argentina lidera

A Argentina permaneceu como o principal mercado emissor de turistas para o Brasil, com 1,9 milhão de visitantes nos cinco primeiros meses do ano. Na sequência aparecem Estados Unidos, com 338 mil desembarques, Paraguai, com 284,4 mil, França, com 127,6 mil, e Alemanha, com 112,1 mil turistas.

Além desses mercados, Chile, Canadá, China e Colômbia registraram recordes históricos de envio de visitantes ao Brasil entre janeiro e maio. Os resultados refletem a ampliação da demanda internacional e o alcance das ações de promoção turística realizadas em mercados considerados estratégicos.


    Compartilhar
    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes