A Rotunda foi construída em 1882
Divulgação VLI
A Rotunda foi construída em 1882


A histórica São João del-Rei (MG), no Campo das Vertentes, preserva uma Rotunda construída em 1882. Com uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior, o dispositivo é formado por um girador manual de locomotivas e vagões localizado no centro do prédio.

A Rotunda é um dos atrativos do Museu Ferroviário que funciona na estação de São João del-Rei. É deste local que começa o passeio da Maria Fumaça, a mais antiga em operação no Brasil que foi inaugurada por Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881.

A Maria Fumaça, o Museu Ferroviário e a Rotunda são gerencidos pela VLI,  controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Passeio até Tiradentes

A Maria Fumaça percorre 12 km até Tiradentes (MG). Turistas do Brasil e do mundo visitam a cidade para conhecer esses atrativos e realizar o passeio. Um vagão fúnebre e outro para transporte de animais fazem parte do acervo do museu. O local foi fechado em 2019 durante a pandemia de Covi-19. A reabertura ocorreu em abril de 2022.

A Maria Fumaça percorre 12 km
Divulgação VLI
A Maria Fumaça percorre 12 km



Preservação da história ferroviária

O museu é o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil. Ele foi inaugurado em 28 de agosto de 1981 nas comemorações do centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta a sábado, das 8h às 17h, exceto aos domingos, dia em que as visitas ocorrerão das 8h às 12h.

O ingresso para visitar a Rotunda custa R$ 20 por visitante e a meia-entrada custa R$ 10, mediante apresentação de documento de identidade com foto ou certidão de nascimento para as crianças. O ingresso pode ser comprado nas bilheterias de São João del-Rei e Tiradentes.

A Rotunda de São João del-Rei pode ser visitada pelo público
Divulgação VLI
A Rotunda de São João del-Rei pode ser visitada pelo público




Confira detalhes do museu de São João del-Rey

Sete locomotivas a vapor originais da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) de bitola de 76 centímetros

Três locomotivas a vapor de bitola de 1 metro, sendo uma delas cortada ao meio mostrando seu funcionamento

Uma locomotiva elétrica de fabricação inglesa de 1951
Um vagão fúnebre

Um carro correio e chefe de trem que era utilizado para transportar cargas e pequenas encomendas

Um vagão tipo gaiola para transporte de animais; além de outros veículos ferroviários como gôndolas, vagão box e pranchas.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!