Você sabe o que é uma companhia aérea ultra low cost? Neste post vamos explicar como essas empresas de baixo custo conseguem passagens aéreas mais baratas, como elas operam, o modelo de aeronave e quais os destinos elas operam no Brasil.
Quatro companhias low cost oferecem voos internacionais no Brasil para destinos localizados no continente americano. Os aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão) e de Guarulhos concentram o maior número de voos operados pelas low cost.
Quem escolhe uma ultra low cost para viajar não terá muito conforto durante o voo. Os espaços entre as poltronas são menores, não há serviço de bordo e os serviços extras são cobrados do consumidor.
Com um custo operacional menor, essas empresas oferecem tarifas mais em conta. Mas o fato de o passageiro não ter “muito mimo” durante a viagem não é motivo de preocupação. Uma companhia aérea para operar no Brasil precisa seguir todas as regras de manutenção de suas aeronaves, conforme regulamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Duas companhias oferecem voos para Buenos Aires
As companhias aéreas de baixo custo JetSmart e Flybondi oferecem voos sem escalas saindo de São Paulo , Rio de Janeiro e Florianópolis para Buenos Aires, destino na América do Sul mais visitado pelos brasileiros. Do Rio de Janeiro para Santiago há opções de voos sem escalas operados pelas companhias ultra low cost SKY e JetSmart.
O Aeroporto de Guarulhos tem voos de três companhias de baixo custo. Para Santiago, a capital chilena, o consumidor pode escolher para viajar pela SKY ou JetSmart. Quem for viajar para Santiago em abril do ano que vem encontra passagens para Santiago por pouco mais de R$ 1 mil, valor de ida e volta com taxas inclusas. Esse valor não inclui uma bagagem despachada.
Na baixa temporada, entre os meses de fevereiro e maio, por exemplo, os preços das passagens para a América do Sul são mais em conta. Mas para garantir uma boa economia o ideal é os bilhetes aéreos com pelo menos 40 dias antes da data do embarque.
Frota das companhias
A Arajet, ultra low cost com sede na República Dominicana, oferece voos sem escalas para Punta Cana. A companhia iniciou voos no Brasil em 2023. A Arajet tem uma frota de aviões Boeing 737 MAX 8 que transportam 186 passageiros. Esse é o mesmo modelo de avião usado pela argentina Flybondi.
A JetSmart realiza os voos internacionais com Airbus A320 com 189 assentos e o A321 com capacidade para 232 passageiros. O Airbus A320 da LATAM que realiza os voos de São Paulo para Santiago tem 174 assentos, 15 a menos do mesmo modelo da JetSmart. A SKY também tem em sua frota os jatos da Airbus.