Conheça a pousada na Amazônia que hospedou Leonardo DiCaprio

Diárias podem custar até R$ 6 mil e hóspedes podem fazer safari de barco ou a pé, observação de aves, almoço em ilhas fluviais e passeio pela floresta

Rio Azul Jungle Lodge - Novo Progresso (PA)
Foto: Divulgação: Rio Azul Jungle Lodge
Rio Azul Jungle Lodge - Novo Progresso (PA)

Uma hospedagem de luxo no Sul do Pará está chamando a atenção de estrelas de Hollywood. A pousada fica em Novo Progresso, município com cerca de 35 mil habitantes, mas as diárias chegam a R$ 6 mil . O Rio Azul Eco Lodge tem se tornado uma parada de luxo para artistas como Leonardo DiCaprio e Angelina Jolie.

Com estrutura luxuosa e intimista,  a pousada oferece muito conforto, segurança e descrição para os hóspedes. Com a presença recente de estrelas de Hollywood, o local está se tornando uma porta de entrada de famosos na Amazônia.

Angelina Jolie e Cacique Raoni Kayapó
Foto: Reprodução das Redes Sociais
Angelina Jolie e Cacique Raoni Kayapó


Leonardo DiCaprio, fundador da ONG ambientalista Re:Wild esteve em setembro na hospedagem e encontrou lideranças indígenas. Antes dele, a atriz, Angelina Jolie também encontrou com o cacique Raoni, do povo Kayapó que é uma das maiores lideranças indígenas do mundo.

A pousada que encantou os artistas de Hollywood

No slogan também é um aviso: É uma selva lá fora! E um pedacinho do paraíso aqui dentro! O empreendimento é familiar e tenta oferecer ao hóspede a magia da Floresta Amazônica na Serra do Cachimbó, na entrada da floresta. A pousada é gerida por uma família que trabalha com reservas privadas e personalizadas. O foco são os pequenos grupos para garantir uma  boa experiência e, principalmente, baixo impacto no meio ambiente.

Foto: Divulgação: Rio Azul Jungle Lodge
Rio Azul Jungle Lodge - Novo Progresso (PA)


A pousada e todos os serviços oferecidos foram pensados para causar baixo impacto ao meio ambiente . Por esse motivo, o Lodge utiliza materiais sustentáveis na construção com sistemas de gestão de resíduos. A estrutura tem apenas 9 chalés de madeira: 4 de casal, 2 de solteiro e 3 triplos, elevando a capacidade do local para abrigar 21 hóspedes.

Os quartos têm ar-condicionado, wi-fi, pontos de recarga, banheiros privativos com chuveiro de água quente, vaso sanitário, secador de cabelo e um chuveiro externo privativo. A pesar de ser cercada d'água, a pousada oferece uma piscina e serviços de lavanderia gratuitos.


O clima da região é dividido entre um longo período chuvoso que vai de dezembro a abril e a estação seca que vai de maio a setembro; esta é a mais indicada para visitação. As temperaturas em ambas as estações giram em torno de 25C° mas, durante o dia, o termômetros podem passar dos 30C° com calor intenso até 16 horas.

O clima durante a parte da manhã é mais ameno e a noite, a temperatura baixa para 20C°. Dessa forma, na hora de participar das atividades, o recomendado é usar roupar mais adequadas a temperatura e bastante protetor solar. A Serra do Cahimbó fica na divisa entre Pará e Mato Grosso.

Entre as atrações o local oferece  safaris de barco, passeios de carro pela floresta, safaris a pé com observação de aves, aproveitar a tarde na beira do rio bebendo e tomando caldo de piranha, jantar ao ar livre, viajar de canoa e muito mais.

Para quem deseja aproveitar ainda mais o entorno da pousada, entre as atrações, a pousada oferece um almoço na ilha do rio, visita aos lagos de água cristalina e pesca.

Famosos que passaram pela pousada

Entre os famosos que já se hospedaram no local está Laura Harrier, conhecida pelo papel na franquia do Homem-Aranha. Nesta pousada, por exemplo, DiCaprio conheceu espécies de macacos aranha, queixadas, araras e fez uma caminhada até a Lagoa d'Anta, em Canaã dos Carajas, no município ao lado. Ele também aproveitou para conhecer as lideranças ativistas da região Amazônica como a ex-ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. 

A passagem pelo lodge também serviu como ponto de encontro entre o grupo de DiCaprio e representantes do Instituto Líbio, organização que trabalha no acolhimento e reabilitação de animais silvestres. Eles ampliaram a atuação para proteção de habitats e territórios. Atualmente, o instituto tem iniciativas em biomas como a Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado.


A visita de DiCaprio também acontece devido a uma aproximação entre o Instituto Líbio e a ONG Re: wild em torno do Southern Amazon Shield, uma iniciativa voltada a conservação de 5,8 hectares de florestas e ecossistemas do Sul da Amazônia.

Como chegar a pousada Jungle Lodge Rio Azul

A pousada fica na Serra do Cachimbó, entre o estado do Pará e Mato Grosso, mas o acesso mais fácil e rápido é feito pelo estado do Mato Grosso. O viajante deverá desembarcar no Aeroporto de Alta Floresta e seguir de carro pela Avenida Deputado Romoaldo Júnior. Em seguida, pegar a Avenida Teles Pires até a MT-208.

Durante o caminho o motorista passará pela MT-206 até a estrada dos Espanhóis e seguir até a cidade de Novo Progresso. A pousada Rio Azul Ecolodge fica na Estrada Rio Azul, Km 30, Gleba de São Benedito, no Pará. A viagem de carro dura cerca de 2 horas.

Quando viajar para a região?


O melhor período para conhecer a região Amazônica é durante a estação seca que corresponde aos meses de maio até setembro. Nesta época, o clima da região também é quente, então, vale investir em roupas leves, um repelente e filtro solar para reforçar a proteção.