Cruzeiro no Porto de Manaus
Reprodução Amazonastur
Cruzeiro no Porto de Manaus

O Porto de Manaus se prepara para receber o primeiro navio de uma temporada de cruzeiros que vai passar pelo estado. O navio MS Insígnia chegará ao estado nesta segunda-feira (24) com 597 passageiros e 390 tripulantes a bordo. A primeira parada está programada para acontecer na comunidade Boca da Valéria, em Parintins. Em seguida, vai para a capital; finalizando o percurso em abril de 2026.

Após a chegada deste navio, o estado deve receber mais 5 navios de mesmo porte, totalizando cerca de 6396 pessoas que passarão por Boca de Valéria, Manaus e Parintins o  período de cruzeiros. Com os imensos rios da região, o transporte aquaviário é comum para viagens entre algumas cidades do Amazonas.

O estado tem atuado para garantir estrutura e boas condições de recepção. A temporada movimenta a economia local, impulsiona serviços e valoriza as comunidades, além de mostrar ao mundo a beleza do Amazonas” afirmou Marcel Alexandro, presidente da Amazonastur, Secretaria Estadual de Turismo do Amazonas.

A economia local ganha muito com a temporada de cruzeiros chegando a região. Geralmente, a região recebe muitos turistas estrangeiros. O que gera um impacto de U$ 260 mil na economia local, cerca de R$ 1,38 milhão diretamente. Segundo a secretaria, a receita indireta gerada por este tipo de turismo pode chegar a R$ 8,31 milhões na economia do estado.

Turistas

 Durante a temporada de 2024/2025 de cruzeiros marítimos na região, cerca de 60% dos visitantes estrangeiros eram dos Estados Unidos, 21% eram do Reino Unido, 10% do Canadá, 3% da Austrália e 1,2% da Alemanha.

A secretaria de turismo do Amazonas realizou uma pesquisa de satisfação com os turistas da temporada passada em que eles avaliaram a infraestrutura, serviços e atrativos disponíveis aos visitantes. Os dados revelaram que o índice de satisfação dos turistas chegou a 89,91 pontos. Os atrativos naturais foram o destaque, com 99,13% de aprovação.

Ao conhecer a região, muitos turistas gostam do contato com a natureza e têm esse ponto como o principal motivo da realização deste tipo de viagem. Além deste, gostam dos passeios de contemplação, trilhas, observação da fauna e da flora e atividades nos rios. A experiência e a conexão com a floresta e as águas do estado também foi citada com um diferencial na experiência turística.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes