Empresas do setor turístico e de eventos em São Paulo já podem se candidatar no primeiro chamamento do programa SP Connection, que vai promover o estado como polo de turismo internacional.
A iniciativa, anunciada pelo governo do estado, vai levar até 10 empresas para participar de dois eventos internacionais do setor neste ano: o primeiro é a Feira Internacional de Turismo (FIT) em Buenos Aires, na Argentina, de 25 de setembro a 1º de outubro. A segunda oportunidade é uma ida a Nova York e Miami, nos Estados Unidos, de 12 a 19 de outubro.
Na Argentina, o SP Connection terá um estande para promover atrações turísticas de São Paulo. Para essa viagem, as inscrições vão até a próxima segunda-feira (18) .
Já nas cidades americanas, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo ( Setur-SP ) e a Agência de Promoção de Investimentos do Estado de São Paulo ( InvestSP ) farão apresentações e um encontro de negócios para conectar as empresas paulistas selecionadas com os principais atores globais do setor de turismo e eventos. Nesse caso, é possível se candidatar até o dia 25 .
As inscrições para ambas as viagens podem ser feitas pelo site do Invest SP.
As empresas selecionadas ficarão responsáveis pela organização financeira da própria viagem, custeando valores de passagem, hospedagem, alimentação e outros. A InvestSP vai reembolsar até 50% das despesas elegíveis, no valor máximo de US$ 3 mil (cerca de R$ 16,2 mil)
Além de eventos de networking e ações de consultoria, as empresas também terão monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Para acessar possíveis clientes e parceiros e fechar negócios, as selecionadas pelo programa ainda terão apoio da área de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP, que administra os quatro escritórios internacionais da agência, localizados na América do Norte, na Ásia, no Oriente Médio e na Europa.
São Paulo como polo turístico
O SP Connection tem como objetivo promover o estado de São Paulo como o principal destino de turismo e eventos da América Latina, “além de incentivar a internacionalização do turismo paulista e atrair investimentos e visitantes estrangeiros” , segundo o governo estadual.
“S ão Paulo quer ocupar o lugar que já lhe pertence por vocação: o de maior polo de turismo e eventos da América Latina ”, destacou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
“ Essas missões internacionais marcam um novo momento da política pública de turismo, com foco em atração de investimentos, promoção internacional e geração de oportunidades para o setor privado paulista ”, completou o secretário.
Ainda de acordo com o governo, a ação pretende “ mostrar ao mundo a excelência e a diversidade do turismo de São Paulo, da natureza intocada do Vale do Ribeira até a agitação ” da capital paulista.
“ Além das atrações turísticas, São Paulo tem uma estrutura de ponta para receber visitantes, o que inclui três grandes aeroportos, aeroportos regionais, o Porto de Santos, por onde passam os principais navios de cruzeiros, as melhores estradas do país, rede hoteleira e centros de eventos de primeiro mundo e uma gastronomia que é referência internacional ”, disse o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
“ Queremos mostrar isso ao mundo e ajudar a desenvolver um dos setores que mais geram emprego e renda ”, completou.