Inauguração do trem mobilizou entusiastas
Daniel Leite Andrade/Portal iG
Inauguração do trem mobilizou entusiastas

O apito do  Expresso da Mantiqueira ecoou pelos trilhos de Cruzeiro (SP),  nesta quinta-feira (03), marcando a primeira viagem do trem após mais de duas décadas de inatividade. A novidade atraiu a atenção de moradores, que não viam um trem passar por esse trecho desde 2001, e o Portal iG  esteve nessa viagem inaugural. 

A locomotiva, que chegou a transportar em outros tempos, por exemplo, animais para abate, agora carrega entusiastas da ferrovia e curiosos.

O Expresso da Mantiqueira foi comprado pela ABPF em 2017, e toda sua recuperação foi realizada nas oficinas de Cruzeiro.

A ferrovia por onde passa o Expresso teve o imperador Dom Pedro 2º como passageiro na primeira viagem, em 1884. E foi palco de batalhas durante a Revolução Constitucionalista de 1932, que confrontou paulistas e mineiros contra o governo federal.

Todo o trecho, até Minas Gerais, foi estratégico por ser o único trajeto viável para transporte de tropas. 

Estação Central de Cruzeiro, ponto de partida do Expresso da Mantiqueira. Foto: Daniel Leite Andrade/Portal iG
Trilhos agora levam turistas, mas já foram essenciais para o transporte de cargas na região. Foto: Daniel Leite Andrade/Portal iG
Trecho simboliza a reconexão entre estados pela ferrovia. Foto: Daniel Leite Andrade/Portal iG
Painel de controle do trem preserva peças originais . Foto: Daniel Leite Andrade/Portal iG


Falta a fase 2 do projeto, para chegar até Minas Gerais

O trajeto desta quinta-feira foi até a Estação Rufino de Almeida, que fica próxima ao pé da Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Nesse trecho foram realizados serviços como recuperação da área da linha férrea, desaterramento da linha, substituição de todos os dormentes, nivelamento e alinhamento da via e remoção de passagens em nível clandestinas.

Em entrevista ao iG Turismo, Alexandre Augusto Pisciottano, coordenador da ABPF - Regional São Paulo detalhou os planos para o projeto:

“Os planos, num primeiro momento, é de ter a fase um, de Cruzeiro a Rufino de Almeida, que está a seis quilômetros de distância aqui da Estação Central de Cruzeiro. E na fase dois, vai chegar ao túnel, que divide São Paulo com Minas Gerais”, explicou .

Expresso da Mantiqueira volta a percorrer os trilhos de Cruzeiro (SP) após 24 anos
Daniel Leite Andrade/Portal iG
Expresso da Mantiqueira volta a percorrer os trilhos de Cruzeiro (SP) após 24 anos

De acordo com a ABPF, o desafio agora passa ser conseguir mais verba para terminar o projeto, chegando até Minas Gerais, num total aproximado de quase 20 quilômetros.

“O projeto para o outro trecho a gente já tem. Nesse trecho já foram empregados R$ 4,5 milhões, e para completar a gente está fazendo um levantamento, mas provavelmente o dobro desse valor”

O prefeito de Cruzeiro, Kleber Silveira (PL), revelou que está em busca de recursos para concluir o trecho de 9 km até o Túnel da Divisa:

"A gente agora quer levar até o túnel, e eu já fiz um pleito junto ao governador. Ele já está sabendo desse projeto nosso, vai ter um pessoal do governo do Estado que vai acompanhar também no próximo dia 9, e a gente quer ter essa parceria do Estado pra levar esse trem turístico até lá ", afirmou.

Trilhos agora levam turistas, mas já foram essenciais para o transporte de cargas na região
Daniel Leite Andrade/Portal iG
Trilhos agora levam turistas, mas já foram essenciais para o transporte de cargas na região

Emoção com o retorno 

" Para nós, em Cruzeiro, isso é uma volta ao passado" , declarou Felipe Sanches.

 Felipe Sanches trabalha há 18 anos com trens
Daniel Andrade Leite/Portal iG

Felipe Sanches trabalha há 18 anos com trens

Ele, que há 18 anos trabalha com trens,  descreveu o momento como uma "realização enorme", fruto de três anos de esforços coletivos.

"É um grande momento para nossas vidas. Lutamos tanto por isso que não há palavras para descrever ", afirmou ao iG.
Questionado sobre seus planos, o ferroviário, natural e residente em Cruzeiro, confirmou que continuará atuando no trecho local, mas não descarta futuras expansões.

"Aos poucos, vamos montar uma equipe sólida e avançar para outras operações" , explicou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!