
Está pensando em se aventurar pelos pontos turísticos de Belo Horizonte? A capital mineira é conhecida não apenas pelas paisagens paradisíacas, como as montanhas da Serra do Curral, como também pela infraestrutura moderna nos traçados urbanos.
Pensando nisso, o iG Turismo separou 7 lugares indispensáveis para você visitar quando estiver na cidade, popularmente chamada pelos conterrâneos como BH.
1. Parque das Mangabeiras

Elaborado pelo paisagista Roberto Burle Max em 1966, o espaço fica situado próximo à Serra do Curral. É a opção ideal para quem gosta de curtir a natureza e fazer programas como prática de esportes ao ar livre e piqueniques.
2. Museu das Minas e do Metal

Para quem prefere conhecer mais sobre a história da cidade, este é o passeio perfeito. Isso porque revisita pontos importantíssimos da cultura histórica do município, como a mineração e a metalurgia, duas das principais atividades econômicas da região.
3. Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Muito se engana quem pensa que os projetos de Oscar Niemeyer podem ser vistos somente em Brasília. O célebre arquiteto, famoso mundialmente pelo design disruptivo, projetou o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. A inauguração ocorreu em 1943, após um pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek.
4. Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem

Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte, tem sua história ligada às origens da cidade, quando uma modesta capela servia de abrigo para viajantes no século XVIII. O local é ocupado pela catedral neogótica construída em 1923 e é um dos espaços mais buscados por entusiastas da história do município.
5. Mineirão

Os amantes de futebol não vão deixar de ser contemplados pela lista de indicações do iG Turismo. Inaugurado em 5 de setembro de 1965, serviu tanto para partidas icônicas do esporte, como também para apresentações de grandes artistas da indústria fonográfica brasileira. É o caso de musicistas como Caetano e Bethânia.
6. Espaço do Conhecimento UFMG

Os universitários de plantão podem mergulhar nos trabalhos acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais e consultar o amplo acervo disponibilizado. Os interessados em astronomia também podem se divertir. Isso porque há exposições, telescópios e planetário.
7. Centro de Arte Popular CEMIG

Com entrada franca, o acervo se divide em mostras temporárias e permanentes, como a dos artistas Zezinha, Ulisses Pereira e Artur Pereira. Lá, os visitantes podem apreciar grafites, além de outros tipos de arte, a exemplo de obras sacras, quadros e esculturas.