MSC Grandiosa
Divulgação
MSC Grandiosa


As empresas responsáveis pelos dois cruzeiros que marcaram o noticiário no início deste ano, com surto de vírus a bordo e overbooking, registraram no Reclame Aqui diversas solicitações e baixas reputações entre os clientes.

Publicidade

No início de 2025, mais de 100 pessoas foram infectadas pelo  norovírus durante uma viagem a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa, que partiu do Porto de Santos com destino ao nordeste, resultando na decretação de surto pela Anvisa ao atingir mais de 2% dos embarcados, conforme os critérios oficiais para a temporada 2024-2025.

Em março de 2025, passageiros do cruzeiro Energia On Board, operado pela Costa Cruzeiros, enfrentaram uma espera de 15 horas no Porto de Santos, com filas e discussões, o que impediu que dezenas de famílias embarcassem devido ao overbooking – a venda de mais passagens do que a capacidade do navio permitia.


A MSC Cruzeiros, responsável pelo MSC Grandiosa, registrou 1.124 reclamações no Reclame Aqui nos últimos seis meses, respondendo a 77% delas, mas com uma taxa de resolução de 54,3% e nota média de 5,6 de 10 – apenas 51,6% dos consumidores informaram que retornariam à empresa.

Em contrapartida, a Costa Cruzeiros, também avaliada na plataforma, recebeu 368 reclamações, com 100% de respostas, índice de resolução de 52,6% e nota média de 6,0, sendo que 51,4% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócios.

Contexto e repercussões no setor

Publicidade

Episódios como os verificados a bordo do MSC Grandiosa e Energia On Board ilustram que imprevistos, como surtos de contaminação, condições meteorológicas adversas e problemas administrativos, vêm afetando o setor marítimo de viagens de luxo.

Problemas com tempo foram registrados a bordo do navio Crown Princess, da companhia Princess Cruises, na passagem do ciclone Alfred pela Austrália. O cruzeiro de luxo sofreu uma inclinação de 14 graus devido aos ventos de até 130 km/h deixando 16 feridos a bordo.

O Portal iG entrou em contato com as empresas MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, mas não obteve retorno. A matéria será atualizada conforme novas informações surgirem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!