Turistas lotam Monte Etna durante erupção e dificultam resgates
Reprodução
Turistas lotam Monte Etna durante erupção e dificultam resgates

Um vulcão entrou em erupção na Sicília, na Itália. A erupção do Monte Etna, no entanto, acabou atraindo milhares de turistas nos últimos dias para esquiar às margens do rio de lava, criando riscos para operações de resgate. O fluxo de visitantes tem bloqueado estradas estreitas e dificultado a circulação de veículos de emergência, segundo Salvo Cocina, chefe da Defesa Civil regional.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver pessoas esquiando no gelo durante a noite, com a lava do vulcão encandecendo ao fundo. Veja:

Em entrevista à CNN Internacional , Cocina afirmou que muitos visitantes seguem acompanhados por guias especializados, mas há grande número de pessoas estacionando de forma irregular e subindo a montanha sem equipamentos adequados. "Há um fluxo constante de milhares de pessoas, que estacionam de maneira desordenada e bloqueiam o trânsito de veículos de resgate", disse.

Na segunda-feira, oito turistas que tentavam escalar a montanha sem guias se perderam por horas antes de serem encontrados pelas equipes de resgate. No domingo, um homem de 48 anos sofreu uma fratura no pé ao escorregar no gelo, exigindo atendimento emergencial.

Equipes de resgate precisam permanecer ativas na região para auxiliar tanto trabalhadores do vulcão quanto guias autorizados a levar turistas até determinados pontos. "Bloquear essas equipes criou uma situação perigosa para todos", alertou Cocina.

A fase atual da erupção começou em 11 de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália. Imagens impressionantes da lava descendo pela encosta viralizaram após serem publicadas por um grupo de alpinistas nas redes sociais.

O aeroporto de Catania precisou desviar voos no domingo e na segunda-feira devido às nuvens de cinzas. Em comunicado na plataforma X, antigo Twitter, a administração do aeroporto informou que as operações foram normalizadas.

Monte Etna é o vulcão mais ativo do mundo e o mais alto da Europa, com cerca de 3.350 metros de altitude. Erupções frequentes provocam interrupções no tráfego aéreo e afetam moradores da região.

Em 2023, uma nuvem de cinzas vulcânicas obrigou o fechamento de um dos maiores aeroportos da Sicília, levando ao cancelamento e desvio de voos. A atividade vulcânica segue sendo monitorada por especialistas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!