Já parou para pensar nos diversos túneis que conectam lugares do Brasil? Entre Bom Jardim de Minas e Santa Rita de Jacutinga, em Minas Gerais, há o famoso "Tunelão", conhecido como o maior túnel ferroviário do país. A extensão chega a ultrapassar 8,6 quilômetros. Já a travessia dura cerca de 12 minutos em uma velocidade média de 50 km/h.
A estrutura é responsável pela conexão entre Itabirito (MG) e Barra Mansa (RJ), com foco no transporte de produtos industriais na Ferrovia do Aço, também chamada como Ferrovia dos 1.000 dias por alguns profissionais ferroviários que conduzem locomotivas.
Vale ressaltar que o Tunelão se destacou pelo cenário complicado em que foi construído, sendo considerado um vencedor de barreiras naturais. Isso porque a perfuração de rochas sólidas e a implantação de sistemas avançados de ventilação e segurança foi necessária para que ele pudesse ser planejado e estruturado.
O túnel compõe um sistema que conta ainda com outros 81 túneis distribuídos ao longo da Ferrovia do Aço, que conecta Belo Horizonte, em Minas Gerais, ao porto de Vitória, no Espírito Santo. Cidades como Ouro Preto, Juiz de Fora, Vitoria e Belo Horizonte colhem as vantagens do transporte de cargas, que ainda favorece a economia local.