Camping: dicas para quem vai acampar pela primeira vez

Transporte

Antes de pensar sobre o que levar para o primeiro camping da vida, é preciso saber como vai chegar até o local. Viajar de carro, moto, ônibus, bicicleta ou qualquer outro meio de transporte vai interferir no quesito "o que levar?". Se for de carro e se ele ficar próximo à barraca, é possível levar tudo para deixar a experiência mais confortável. Já as outras opções são mais restritivas.

Jorgen Hendrikse/Unsplash

Mochila

É extremamente importante escolher uma mochila grande, que caiba tudo, sem precisar levar extras. Carregar uma mochila pequena e mais bolsas pode ser um grande transtorno caso haja trilhas para chegar ao local.

Nguyen le Viet/Unsplash

Barraca

A escolha da barraca depende do número de pessoas que vai acampar e dormir nela. Normalmente, os fabricantes determinam "quantas pessoas cabem" apenas dormindo, supondo que o restante do tempo elas estarão fora dali. Contudo, alguns imprevistos podem acontecer, como uma chuva torrencial, então uma barraca pode ficar pequena demais, já que tudo ficará lá dentro. A dica é escolher uma barraca de "três pessoas" quando forem apenas duas e assim por diante.

Clay Banks/Unsplash

Colchão inflável

Lembre-se que dormir no chão puro não é nada confortável, então leve um colchão inflável, que tenha uma bomba interna embutida, para não passar perrengue. Também não se esqueça de levar uma coberta para a noite. Outra forma de se proteger das noites geladas é comprar um saco de dormir, que pode dispensar o uso do colchão.

Divulgação

Lanterna

Escolher um camping tem suas vantagens, inclusive a comodidade de ter até tomada para carregar o celular, mas se a ideia é se instalar em meio à natureza, não esqueça de levar uma lanterna. Este objeto pode ser crucial e economiza a bateria do celular (que poderia ser usado para iluminar o ambiente).

Nick Reynolds/Unsplash

Outros itens

Existem outros itens que são importantes ter na mochila ou na bolsa da barraca como: garrafa de água reutilizável, canivete (de preferência suíço), repelente, protetor solar, botas para trilhas, sacolas plásticas para recolher lixo, antialérgico e analgésico.

Julia Volk/Unsplash

Cadeira

Essa é uma boa opção para quem viaja de carro. Uma cadeira dobrável traz mais conforto para quem não gosta de ficar sentado no chão. Ela também pode proteger o viajante de picadas de insetos que circulam pelo chão.

Brigitta Schneiter/Unsplash

Grupo

Se o viajante estiver com um grupo de pessoas, é interessante abrir um espaço entre as barracas para que haja um mínimo de privacidade, principalmente dentro dos campings. Já se o dia estiver frio, talvez seja interessante armar todas mais juntinhas para evitar o vento.

Victor Larracuent/Unsplash

Lugar perfeito

O melhor lugar para armar a barraca, sem dúvida, é debaixo de uma árvore. Quando o dia amanhece, é inevitável que a luz invada o local, mas se não estiver protegida por uma sombra, o sol vai começar a aquecer tudo já às 6h30 da manhã e você vai acordar com muito calor. Até as comidas podem estragar dentro da barraca.

Lesly Derksen/Unsplash

Fogueira

É extremamente importante jamais fazer uma fogueira próximo a uma árvore ou ao mato seco. Se quiser ou precisar acender fogo, procure um local propício ou faça um buraco no chão para não correr riscos. Também não durma com a fogueira acesa.

Chuttersnap/Unsplash

Sugestões

Se você quiser algumas sugestões de lugares incríveis para poder acampar Brasil afora, clica no link abaixo que temos várias opções:

Divulgação/Pedra do Sino

Não vá embora!

Na home do iG Turismo tem muitas opções de roteiros, dicas e notícias para você ler e compartilhar. É só clicar no link:

Divulgação/MaresiasTur

Veja mais Top Stories