Remédios essenciais para levar na bagagem de viagem

A farmacêutica Dafne Cristina Lopes Estevão aconselha quais medicamentos básicos que não podem faltar em sua nécessaire

Precaução

Todo mundo fica sempre muito preocupado se vai fazer calor, frio, se o destino da viagem é praia, campo, qual calçado é melhor, mas a saúde fica em segundo plano. O que acontece se você tiver uma dor de cabeça repentina ou uma crise alérgica depois de ser picado por um bicho?

Shuttersock

Farmácia

“Antes de viajar, é importante ficar atento à disponibilidade de farmácias no entorno do seu local de destino. Da mesma forma, é fundamental conhecer as regras de entrada de remédios no caso de viagens internacionais”, comenta Dafne Cristina Lopes Estevão, Farmacêutica, da rede Farmais.

ATENÇÃO!

“É sempre aconselhável que a compra desses medicamentos seja feita sob orientação médica”, diz Daphne. Então, se você tem qualquer tipo de alergia com medicamentos ou nunca usou nenhum deles, descarte a possibilidade!

Viagem de carro

Vale incluir na bagagem um kit de primeiros socorros – acidentes e pequenos machucados sempre podem acontecer. Nesse caso, os itens fundamentais são soro fisiológico, solução antisséptica para feridas, gazes esterilizadas de vários tamanhos, ataduras e esparadrapos, luvas descartáveis, algodão, tesoura sem ponta, curativos tipo band-aid, termômetro e pomada para queimadura.

Divulgação

A farmacêutica explica em que situações cada medicamento pode ser utilizado. Vamos a eles:

Analgésicos

De forma simples, são medicamentos específicos que ajudam a aliviar qualquer tipo de dor que possa acometer o corpo. Eles bloqueiam as substâncias do corpo que enviam essa mensagem ao cérebro. Quando o cérebro deixa de receber esse aviso, a dor acaba.

shutterstock

Antitérmicos

A febre é uma reação do organismo dizendo que algo não está bem. Os antitérmicos são medicamentos que ajudam no controle da febre. Eles atuam de forma indireta agindo na regulação térmica do sistema nervoso central.

shutterstock

Anti-inflamatórios

Servem para eliminar uma inflamação, que é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão e, consequentemente, a dor causada por ela.

Pexels

Antialérgicos

Os antialérgicos (ou anti-histamínicos) são medicamentos capazes de bloquear a ação de uma das substâncias (histamina) liberadas durante o processo de reação alérgica. As alergias são reações do sistema imunológico a algum tipo de substância e o organismo libera uma reação química que causa os sintomas.

cookie_studio / Freepik

Remédios para náuseas

A náusea é um desconforto sentido próximo da boca do estômago, que antecede ou acompanha a sensação de vômito. Pode ser um sintoma momentâneo ou estar associada a alguma doença ou questão relacionada à saúde. Esses remédios são específicos para aliviar esses sintomas.

Remédios para diarreia

Os medicamentos antidiarreicos incluem várias classes. A maioria alivia os sintomas e incômodos da evacuação constante, porém são contraindicados em pacientes com febre ou fezes com sangue. Em crianças e só devem ser utilizados com prescrição médica.

Getty Images

Remédios para gases

Seu principal objetivo é aliviar o desconforto abdominal, aumento de volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen

Repelentes

São importantes para evitar a aproximação de mosquitos e outros vetores de transmissão de doenças.

shutterstock

Siga o iG Turismo no Instagram

Fique ligado em tudo o que rola no universo do Turismo pela nosso perfil no Instagram: @turismodoig. Ou clique no link abaixo:

Veja mais Top Stories