O Ministério das Relações Exteriores (MRE) voltará a exigir visto de viajantes dos Estados Unidos (EUA), Canadá, Japão e Austrália.
Além disso, o anúncio oficial com mais detalhes sobre os requisitos deve ser feito em breve, ainda nesta semana.
O Itamaraty, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retoma a obrigatoriedade da apresentação de vistos dos países citados. O petista disse que a decisão do governo está baseada no princípio da reciprocidade, pois o Brasil exigirá vistos de países que também demandam o documento para liberar a entrada de turistas brasileiros.
A necessidade de visto para cidadãos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália estava suspensa desde 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), pois ele acreditava que a medida estimularia o turismo e a geração de renda.
Porém, de acordo com um levantamento do governo atual, não houve aumento do fluxo de turistas de modo considerável desde que caiu a exigência de visto para esses quatro países. Agora, o Itamaraty informará as embaixadas dos respectivos países de maneira formal a retomada de exigência dos vistos ainda nesta semana, e a medida poderá entrar em vigor a partir de 1º de outubro deste ano, conforme apurado pelo Metrópoles.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.