Para aqueles que estão curiosos em saber se ano que vem haverá mais brechas para viajar, as notícias são boas. As famosas “emendas” de feriado serão mais propícias em 2023, pois sete feriados nacionais cairão em dias úteis. Incluindo os feriados facultativos, o número salta para nove.
Vale lembrar que os feriados nacionais estão previstos em lei federal e valem para todo o país, já os facultativos valem para servidores públicos. Contudo, os estados e municípios podem determinar em lei que algumas datas facultativas, como carnaval e Corpus Christi, por exemplo, sejam feriados locais.
O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, cai em uma segunda-feira no ano que vem, mas não entra na lista pois não é considerado feriado nem ponto facultativo nacional, portanto depende de lei estadual ou municipal para ser considerado como feriado.
Se informar com antecedência sobre as datas facilita muito na hora de planejar as viagens e fazer reservas com antecedência para evitar perrengues. Veja a lista abaixo.
Feriados nacionais em 2023
- 1º de janeiro: Confraternização Universal (domingo)
- 7 de abril: Paixão de Cristo (sexta-feira santa)
- 21 de abril: Tiradentes (sexta-feira)
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (segunda-feira)
- 7 de setembro: Independência do Brasil (quinta-feira)
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira)
- 2 de novembro: Finados (quinta-feira)
- 15 de novembro: Proclamação da República (quarta-feira)
- 25 de dezembro: Natal (segunda-feira)
Pontos facultativos em 2023
- 20 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira)
- 21 de fevereiro: Carnaval (terça-feira)
- 22 de fevereiro: Carnaval (quarta-feira de cinzas)
- 8 e 9 de junho: Corpus Christi (quinta e sexta)
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público (sábado)
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.