Museu da Língua Portuguesa tem programação para as férias

O Museu da Língua Portuguesa prepara uma intensa programação no mês das férias de julho. Além da exposição principal, o Museu promove atividades exclusivas para o público infantil, além da quinta edição do Sarau Língua Afiada, mais uma apresentação do projeto Plataforma Conexões e visitas mediadas pelo Núcleo Educativo

Instalação O Conto da Ilha Desconhecida

A instalação é inspirada no livro de mesmo nome de José Saramago. A barca inflável de sete metros de comprimento ocupa o Saguão B do Museu da Língua Portuguesa até 24 de julho como parte das homenagens ao centenário do escritor.

Fototeca MLP/Ana Mello

Estação Férias - Lugares para Mirar

O livro O Conto da Ilha Desconhecida e a instalação de mesmo nome, em cartaz no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa, servem de inspiração para o projeto Estação Férias - Lugares para Mirar, que promoverá uma série de oficinas e ativações socioeducativas ao longo do mês de julho, como atividades de escrita, leitura em voz alta e construção de novas narrativas, entre outras, ofertadas em dias e horários diferentes; confira no site:

Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Em parceria com o Instituto Camões, o Museu da Língua Portuguesa promove duas mesas de debate durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que, na edição de 2022, tem Portugal como o país convidado de honra. A primeira mesa “O povo é o inventa-línguas”, ocorre no dia 6 de jul. às 15h, já a segunda, “Língua e Canção”, no dia 9 de jul. às 18h.

Bienal do Livro – Divulgação - 20.06.2022

Plataforma Conexões - Travessias Sonoras

Travessias Sonoras é o título do trabalho que ocupará o Saguão Central da CPTM, no dia 13 de julho, dentro da programação do Plataforma Conexões, do Museu da Língua Portuguesa. Trata-se de um projeto que propõe um diálogo dos sons da cidade de São Paulo por meio de peças clássicas de compositores e compositoras que nasceram no país. Além disso, serão lidos textos de escritores de diferentes períodos históricos da literatura brasileira.

Fototeca MLP/Ana Mello

Encontros do Núcleo Educativo com a obra de José Saramago

O Núcleo Educativo prepara encontros dedicados à obra de José Saramago na instalação O Conto da Ilha Desconhecida, que ocupa o Saguão B do Museu da Língua Portuguesa. O objetivo é aproximar a obra do escritor português do público infantojuvenil. Ocorrem duas oficinas, uma no dia 13 e outra no dia 27 de julho.

Fototeca MLP/Ana Mello

5º Sarau Língua Afiada

O ativista cultural e escritor Sérgio Vaz comanda a quinta edição do Sarau Língua Afiada que acontece no dia 23 de julho. Desta vez, os convidados serão o Sarau da Cooperifa e o DJ Zeca. Além disso, o microfone vai estar aberto para quem quiser falar a poesia. A atividade é promovida pelo Núcleo de Exposições e Programação Cultural do Museu.

Fototeca MLP/Ana Mello

Na Ponta da Língua

No dia 29 de julho, educadores do Museu da Língua Portuguesa invadem o Saguão Central da CPTM e propõem jogos e desafios relacionados à língua portuguesa a quem passa pelo local.

Divulgação/Museu da Língua Portuguesa Foto%3A Ana Mello

Exposição principal

A exposição principal do Museu da Língua Portuguesa reúne experiências que ajudam a mostrar a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e em outras partes do mundo, por meio de textos informativos, interatividade e recursos audiovisuais. Vale conferir as “No Línguas do Mundo” e “Nós na Língua”. Outras experiências da exposição principal são: Rua da Língua, Palavras Cruzadas, Falares, Praça da Língua, Beco das Palavras, Línguas do Cotidiano, Laços de Família e Português do Brasil.

Divulgação/Museu da Língua Portuguesa Foto%3A Ana Mello

Visitas mediadas pelo Núcleo Educativo

O Núcleo Educativo do Museu promove visitas mediadas pelo prédio da Estação da Luz, aos sábados e domingos, às 11h e às 15h, e também pela exposição principal, aos sábados e domingos, às 10h e às 13h. Não é necessário agendamento prévio, os grupos são formados por ordem de chegada no térreo do Museu, perto da bilheteria. Para visitar o museu, o ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) de terça a domingo, com exceção aos sábado que a entrada é grátis.

Fototeca MLP/Ana Mello