Sete lugares que os fãs de Star Wars podem visitar

Os cenários da saga ficam no mundo real e podem ser visitados por fãs da franquia, sem a necessidade de viajar pelo hiperespaço

Tatooine (Tunísia e Califórnia)

O "iglu" que servia de casa para Luke Skywalker e seus tios ainda está na cidade de Nefta, no interior do país. Em Tozeur, nos arredores do deserto de sal Chott el Djerid, fica o set de filmagens usado no longa "Uma nova esperança" para representar a cidade de Mos Espa.

Reprodução

Tatooine (Tunísia e Califórnia)

Tatooine existe também nos Estados Unidos. Para representar o deserto do planeta, George Lucas escolheu lugares mais perto de casa, como o Death Valley National Park, na Califórnia, especialmente ao longo da rodovia 190.

Reprodução

Hoth (Noruega)

A célebre cena de batalha num ambiente todo coberto de neve não foi filmada em estúdio, e sim nos arredores da Geleira Hardangerjokulen, na cidade norueguesa de Finse. Em pleno inverno. Algumas tomadas aconteceram do lado de fora do Finse 1222 Hotel, onde a equipe ficou hospedada e que até hoje está em funcionamento.

Reprodução

Endor (Califórnia)

Lar dos fofos ewoks, a floresta densa, com árvores altíssimas, é, na realidade, a área de preservação Redwood National and State Parks, no litoral norte da Califórnia, a cerca de 500 km de San Francisco. Com 133 mil acres, esses parques combinados são uma opção muito popular de passeio ao ar livre no estado.

Reprodução

Naboo (Itália, Espanha)

O aristocrático planeta, alinhado com os rebeldes nos primeiros filmes, não poderia ter tido suas cenas rodadas em outro lugar que não a Europa. Mais precisamente Sevilha, na Espanha, e o Lago Como, na Itália.

Reprodução

Naboo (Itália, Espanha)

Na Itália, o interior do Palácio Real de Naboo foi filmado dentro do Palácio Real de Caserta, um tesouro barroco do século 17, listado pela Unesco como Patrimônio Mundial. Já os jardins da Villa del Balbianello, às margens do Lago Como, surgem em "O ataque dos clones" como o lugar das cenas românicas entre Anakin e Padmé.

Reprodução

Jakku (Península Arábica)

Muitas cenas da heroína Rey e o ex-stormtrooper Finn, por exemplo, foram filmadas no deserto Rub' al Khali, nos Emirados Árabes Unidos, não muito distante de Dubai. Esse campo de areia, o maior do mundo, se estende por 650 mil km e cobre parte da Península Arábica, pegando parte também de Arábia Saudita Omã e Iêmen.

Reprodução

Ahch-To (Irlanda)

A ilhota de Skellig Michael, no litoral da Irlanda, foi escolhida para representar Ahch-To, o planeta distante onde Luke Skywalker se refugiou após falhar na tentativa de reconstruir a ordem Jedi.

Reprodução

Batuu (Flórida e Califórnia)

O planeta Batuu ainda não apareceu em nenhuma produção para o cinema ou a TV, mas já é um dos mais populares entre os fãs da franquia. Só porque é o lugar representado em Star Wars: Galaxy's Edge, a área temática da saga nos parques Disney nos Estados Unidos. Na Califórnia, está presente na Disneyland, em Anaheim. Na Flórida, faz parte do parque Hollywood Studios, do Walt Disney World.

Divulgação