RIO - Um dos países apontados como exemplo na retomada das atividades turísticas durante a pandemia, Maldivas recebeu o prêmio de Melhor Destino de 2020 no World Travel Awards, considerado o "Oscar do Turismo". O arquipélago no Oceano Índico venceu a categoria principal da premiação pela primeira vez, na cerimônia que aconteceu na última sexta, 27 de novembro, em Moscou.

Ao longo do ano, as Ilhas Maldivas se consolidaram como uma espécie de refúgio da pandemia - para os que podem pagar pela estada em seus resorts de luxo, é claro. O país no Oceano Índico reabriu para visitantes de todas as nacionalidades ainda em julho, com uma política relativamente flexível. Para entrar, basta apresentar um exame PCR negativo para Covid-19 feito até 72 horas antes do voo e preencher um formulário sanitário antes de viajar. É preciso também ter a reserva para pelo menos um dos resorts nas ilhas aptas a receber hóspedes.

Fronteiras: confira quais os países abertos para brasileiros na pandemia

Ainda assim, o arquipélago conseguiu manter seus números de Covid-19 sob controle, com cerca de 13 mil casos confirmados e menos de 50 mortos desde o início da pandemia, tendo conseguido o selo "Safe Travels" do Conselho Mundial de Viagens e Turismo em setembro. Até o momento, pouco mais de 67 mil turistas desembarcaram no arquipélago desde a reabertura. Para se ter uma ideia, no começo do ano, até o primeiro fechamento de fronteiras, em meados de março, já haviam sido mais de 400 mil visitantes.

E se a estrutura turística de Maldivas é a responsável por levar o país ao prêmio de Melhor Destino de 2020, é claro que seus resorts seriam premiados também. O St. Regis Maldives Vommuli foi eleito o Melhor Resort de Luxo em Ilha; o Baros Maldives venceu na categoria Villas de Luxo em Ilha; e o Emerald Maldives, o Melhor Novo Resort.

Selos: os certificados criados para garantir segurança aos turistas contra o coronavírus

O país também se destacou em categorias bem específicas, como Melhor Resort de Aeroporto (Hulhule Island Hotel), Melhor Restaurante de Hotel Subaquático (5.8 Undersea Restauratn @ Hurawahli Island Resort) e Melhor Resort de Villa na Água (Four Seasons Resort Maldives at Kuda Huraa). Além das românticas categorias de Resort de Luxo para Lua de Mel (Vakkaru) e Resort para Lua de Mel (JA Manafaru).

Portugal manteve a tradição de verdadeiro papa-títulos do World Travel Awards. O país, considerado o Melhor Destino entre 2017 e 2019, teve vencedores em 13 categorias, entre elas Melhor Destino de Praia (Algarve), Melhor Cidade para Férias (Lisboa) e Melhor Destino em Ilhas (Madeira), além de categorias de atrações, hotelaria e aviação.

A Rússia, aliás, foi um dos destaques da premiação, levando o primeiro lugar nas categorias Melhor Destino Cultural, Melhor Destino de Cidade (Moscou), e Melhor Destino de Cidade Cultural (São Petersburgo). A Aeroflot, principal companhia aérea do país, também venceu em duas categorias: Classe Executiva (pelo terceiro ano seguido) e Marca da Aviação (pelo quarto ano consecutivo).

Ranking: saiba quais são os aeroportos internacionais mais seguros contra a Covid-19

Entre os países latino-americanos, o grande destaque foi o Chile, novamente reconhecido por suas potencialidades de turismo ao ar livre, nas categorias de Destino de Aventura e Destino Verde. O Brasil, apesar de ter sido indicado a algumas categorias, como o próprio prêmio principal, não venceu em nenhuma delas.

Veja, a seguir, os vencedores de algumas das principais categorias:

Melhor Destino: Maldivas

Melhor Destino de Aventura: Chile

Melhor Companhia Aérea: Etihad

Você viu?

Melhor Plano de Milhagem: Skywards, da Emirates

Melhor Aeroporto: Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Melhor Destino de Praia: Algarve, em Portugal

Melhor Destino de Cidade: Moscou, Rússia

Melhor Destino de Cruzeiros: Jamaica

Melhor Companhia de Cruzeiros: Norwegian Cruise Line

Melhor Destino Gastronômico: Itália

Melhor Destino para Família: Jamaica

Melhor Destino Verde: Chile

Melhor Hotel: Amari Hotel Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Melhor Destino para Natureza: Omã

Melhor Parque Temático: Ferrari World Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Melhor Complexo de Parques Temáticos: Universal Orlando Resort, nos EUA

Melhor Atração Turística: Zona histórica de Intramuros, em Manila, nas Filipinas

A lista completa você pode ver no site da premiação .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários