O ano de 2020 foi muito difícil para todos. Sem exceção. Uma pandemia atingiu o mundo, mudou hábitos, confinou as pessoas em casa e afetou macro e microeconomia de maneira sem precedentes. Os efeitos do surto de COVID-19 ainda são sentidos, e a pandemia ainda não acabou, mas aprendemos a lidar com ela enquanto sociedade e, aos poucos, estamos retomando atividades de toda ordem sem prescindir dos cuidados inerentes a esses novos tempos. O turismo é uma dessas atividades que capitaneiam a retomada econômica em nosso País.

Turismo no Brasil apresenta sinais de melhora e setor tem boas expectativas para o fim do ano
Márcio Filho/MTUR
Turismo no Brasil apresenta sinais de melhora e setor tem boas expectativas para o fim do ano

Ciente dessa demanda e disposto a contribuir para o bem-estar do brasileiro que almeja curtir o fim de 2020 e renovar as esperanças para 2021, o Ministério do Turismo promove a campanha “Viaje com responsabilidade. Redescubra o Brasil” . O conceito que tem como objetivo estimular os turistas que já decidiram viajar, a fazer uma viagem segura pelo país no fim de ano, buscando lugares que possuem o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro mas também estimulando, empresas do setor e hotéis a seguir os protocolos sanitários e de segurança aprovados pelas principais autoridades em saúde no mundo.

A campanha ganhou um site em que é possível conhecer mais detalhadamente as medidas adotadas pelo órgão para a retomada do turismo no Brasil. Clique aqui para conferir !

O programa, coordenado pelo ministério do Turismo, une poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19 e tem como alvos prioritários a preservação de empresas e empregos, melhoria da estrutura e qualificação de destinos, implantação dos protocolos de biosegurança e promoção e incentivo às viagens.

A expectativa é que resultados significativos se consolidem até 31 de julho de 2021 e as festas de fim de ano, cujos grandes eventos foram cancelados por conta dos riscos inerentes às grandes aglomerações, constituem a primeira etapa desse ambicioso plano de readequação do mercado turístico brasileiro.

Mas que tipo de viagem fazer?

A ideia de visitar algum lugar do País do qual se tenha boas lembranças ou finalmente conhecer aquela cidade do Nordeste ou do Sul que tanto se queria despontam como possibilidades viáveis. Há diversas promoções em agências de viagens, hotéis, resorts e hostels estimulando viagens curtas. Uma viagem de uma semana a dez dias, às vezes dentro do mesmo estado, pode ser o alento necessário para a alma e a família.

Saúde e turismo convivem muito bem e, para além da campanha do Ministério do Turismo, e da consciência de cada um da necessidade de usar máscaras, álcool em gel e de manter o distanciamento social, é preciso ter em mente que nosso País continua exuberante na oferta de muitas belezas e lugares fascinantes para se conhecer ou redescobrir e, assim, se revigorar para a chegada de 2021.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!