A quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) paralisou viagens não-essenciais em território nacional e em diversos países pelo mundo. Para os turistas mais assíduos, esse período sem viajar têm sido angustiante, mas parece que deve durar pouco.

Leia também: Voo vazio x aeroporto cheio - como é a vida de quem precisa viajar?

Brasileiros estão otimistas quanto a volta das viagens pelo país após a quarentena
shutterstock
Brasileiros estão otimistas quanto a volta das viagens pelo país após a quarentena

Uma pesquisa da plataforma Viajala revelou que os brasileiros estão ansiosos e otimistas quanto ao retorno das viagens. 26% dos entrevistados disseram que irão retomar seus planos de férias assim que a quarentena acabar. Alguns, porém, são mais cautelosos. 20% respondeu que só se sentirá seguro viajando em outubro de 2020 e outros 11% só acreditam na normalidade em 2021.

A tendência do turismo para este ano são as viagens nacionais . De acordo com a diretora de comunicação do Viajala , Luísa Dalcin, o fechamento de fronteiras e a alta do dólar devem impulsionar o turismo local. "As viagens nacionais são, em teoria, mais garantidas por serem mais curtas, mais baratas e porque, devido ao cenário, podem ser organizadas mais em cima da hora, sem tanta antecedência", comenta.

Porém, a executiva acredita que é o melhor cenário e postegar um pouco os planos de viagem. "É preciso cautela na hora da compra, empurrando os planos para o mais tarde possível no segundo semestre e reservando viagens que permitam cancelamento ou alteração gratuita, para evitar dor de cabeça caso não dê certo", alerta.

Você viu?

Apesar da pressa em sair de casa no pós-quarentena, os turistas brasileiros parecem mais conscientes quanto às viagens mais longas. Na pesquisa, 66% afirmaram não ter ideia de quando sairão do Brasil novamente.

O principal palpite, de 11% dos entrevistados, é que em janeiro de 2021 já dê para conhecer outros países, enquanto 8% acreditam que o turismo internacional só volta em julho de 2021 e outros 8% acreditam no seu restabelecimento já em julho deste ano.

Leia também: Qual será o perfil do turista após a Covid-19?

Quais são suas expectativas? Como turista, quando você acredita que as viagens nacionais estarão reestabelecidas com segurança? 

*a pesquisa foi realizada com 3.000 usuários da plataforma do Viajala

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!