Esse ano, por conta o isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), Aparecida, no interior de São Paulo, não ficará lotada de fieis na Semana Santa. Entretanto, quem é adepto do turismo regilioso pode "viajar" até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e acompanhar todas as celebrações do local pela internet. 

Leia também: Precisa remarcar ou cancelar passagem? Estas dicas vão facilitar a sua vida 

Foto da Basílica de Nossa Senhora Aparecida arrow-options
Reprodução/Wikimedia Commons
A basílica de Nossa Senhora Aparecida, que costumava receber dezenas de milhares de fiéis durante a Semana Santa, fará suas celebrações de portas fechadas esse ano

Na Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida realizará três celebrações, sendo elas a Via Sacra, Celebração das 7 palavras de Cristo da Cruz e a Celebração da Paixão do Senhor. Todos os três eventos serão a portas fechadas e televisionados pela TV Aparecida, com a Via Sacra e a Celebração da Paixão do Senhor sendo transmitidos pelas redes sociais facebook e youtube .

Leia também: Turistas fazem movimento na web para escolher a primeira viagem pós-coronavírus

Via Sacra

fiéis percorrendo o trajeto da via sacra no santuário de nossa senhora aparecida arrow-options
Reprodução/A12/Thiago Leon
Nos anos anteriores, fiéis se percorriam o trajeto da Via Sacra no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

A Via Sacra relembra os cristãos do caminho feito por Jesus Cristo enquanto carregava a sua cruz. Tradicionalmente, fiéis percorrem mentalmente e por meio de orações o trajeto que Jesus fez, desde o Pretório até o Calvário, onde foi crucificado e faleceu.

A Via sacra será televisionada pela TV Aparecida e transmitida pelos canais oficiais do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida no facebook e no youtube, a partir das 9 horas da manhã.

Celebração das 7 palavras de Cristo na cruz

Fiéis celebrando as 7 palavras de cristo na cruz arrow-options
Reprodução/A12/Thiago Leon
A celebração será televisionada pelo canal TV Aparecida.


O evento recorda as 7 expressões ditas por Jesus enquanto era crucificado e que foram recolhidas pelos evangelistas presentes no local. A celebração será televisionada a partir do meio dia no canal TV Aparecida.

Leia também: Pontos turísticos vazios e ruas desertas: vídeo mostra Las Vegas na quarentena

Celebração da Paixão do Senhor

Devotos carregando uma representação de Jesus Cristo em um caixão aberto arrow-options
Reprodução/A12/Thiago Leon
Ao final da celebração, devotos participavam na procissão do senhor morto, contemplando a paixão e morte de Jesus

Principal evento da Sexta-feira Santa, a celebração da paixão do Senhor é marcada por muita adoração e respeito dos fiéis, que tem como o centro da celebração a cruz , considerado pelos católicos o símbolo de amor de Jesus por toda a humanidade.

O evento será televisionado pela TV Aparecida e transmitido pela internet nos canais oficiais do Santuário de Nossa Senhora Aparecida no facebook e no youtube à partir das 3 horas da tarde.

Programação nos próximos dias

As celebrações da semana santa não acabam na sexta-feira. Três eventos fazem parte do Sábado Santo e no Domingo de Páscoa, três missas também são celebradas.

Sábado Santo

  • Celebração das dores de Maria

A Celebração das dores de Maria será televisionada pela TV Aparecida, e também será transmitida pela internet nos canais oficiais do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no facebook e no youtube, à partir das 9 horas da manhã.

  • Ofício de Nossa Senhora

Único evento que será transmitido apenas pelo canal TV Aparecida, o Ofício de Nossa Senhora será televisionado à partir do meio dia.

  • Solene vigília pascal

Ao final do dia, a solene vigia pascal é televisionada para os fiéis através do canal TV Aparecida, e transmitida via internet pelos canais oficiais no youtube e no facebook do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A celebração será transmitida à partir das 8 horas da noite.

Domingo de Páscoa

No domingo de Páscoa, três missas são celebradas em horário diferentes. A primeira delas, começando às 8 horas da manhã, será televisionada pelo canal TV Aparecida e também transmitida online para os canais do santuário.

Já a segunda missa, que começará ao meio dia, será apenas televisionada para o canal TV Aparecida.

Ao fim da tarde, a terceira e última missa do dia será televisionada pelo canal TV Aparecida e transmitida pelo facebook e youtube dos canais do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, à partir das 6 horas da tarde.

    Veja Também

      Mostrar mais