Durante os pousos e decolagens de um avião, tanto os comissários de bordo quanto os pilotos do avião realizam diversos procedimentos de segurança para certificar que nenhum tripulante ou passageiro se machuque enquanto o avião levanta voo ou pousa, porém um desses procedimentos passa despercebido até por quem viaja de avião com frequência, e ele é bem mais importante do que muitos possam imaginar.
Leia também: Ouvido tampado e zumbidos? Saiba como ter menos incômodos durante o voo
O procedimento em questão é diminuir a intensidade da luz no avião. Por mais estranho que isso pareça, a medida de precaução é uma das mais importantes durante o pouso e a decolagem.
De acordo com o piloto de avião Patrick Smith, a intensidade da luz da aeronave é diminuida para que, em caso de emergência, os olhos dos tripulantes da aeronave e dos passageiros possam se acostumar com o escuro caso o avião enfrente algum tipo de problema, como uma pane elétrica ou algo do tipo.
Ele completa dizendo que os caminhos e as luzes de emergência também se tornam mais visíveis, ajudando tanto a equipe de voo quanto os passageiros a se orientarem.
Leia também: Manual de sobrevivência: 10 dicas do que não fazer durante uma viagem de avião
Rohan Bhatnagar, outro piloto de avião, também explicou o motivo quando viu o questionamento no site Quora.
De acordo com o piloto, a possibilidade de uma aeronave se envolver em um acidente é muito maior durante os pousos e as decolagens, então para que o olho humano não tenha que se acostumar com a escuridão repentina caso haja algum tipo de acidente, a intensidade das luzes é diminuida, assim os passageiros podem seguir as instruções de evacuação do avião com mais segurança e sem confusão.