6 destinos para fugir de São Paulo no feriado sem gastar muito

A principal metrópole do país completa este ano 464 anos, e você pode aproveitar o feriado prolongado para fugir do agito da cidade grande

No próximo dia 25, São Paulo completa 464 anos e a cidade, que já é agitada por natureza, fica ainda mais movimentada com shows e outras atrações realizadas para celebrar a data. Entretanto, quem vive nessa grande metrópole muitas vezes só quer um tempo de tranquilidade.

Leia também: 15 passeios bate e volta saindo de SP

Se você faz parte desse time, veja opções de destinos para você dar uma escapadinha de São Paulo durante o feriado prolongado e relaxar ao máximo:

1. Serras Gaúchas - RS

Canela, na Serra Gaúcha, tem cachoeiras e belezas naturais
Foto: Wikimedia Commons
Canela, na Serra Gaúcha, tem cachoeiras e belezas naturais


Conforme dados da agência de turismo CVC, fazer uma viagem em janeiro para as Serras Gaúchas garante ao turista uma economia de cerca de 40%. Nessa época, o movimento por lá é bem tranquilo e costuma agradar os adoradores de vinho. Até março, no Vale dos Vinhedos, em Beto Gonçalves, acontece a Vindima – período de colheita da uva – e, durante esses meses, o clima de festa predomina na cidade. Os visitantes podem participar de jantares e degustações em hotéis e restaurantes e de atividades especiais em vinícolas como Casa Valduga e Dal Pizol.

2. Capitólio - MG

Foto: shutterstock
Cidade mineira é conhecida pela natureza intocada e está se tornando a queridinha dos turistas


Situado entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, esse destino ainda é pouco explorado pelos turistas, mas tem começado a despertar o interesse dos moradores da região Sudeste. A cidade conta com muitos atrativos naturais, como cachoeiras, piscinas naturais e montanhas com trilhas. O Lago de Furnas, também conhecido como “Mar de Minas”, é uma das principais atrações por possuir o maior número de embarcações do estado de Minas Gerais. Fora isso, o destino oferece atrações históricas e culturais para todos os gostos.

3. Rio de Janeiro - RJ

Foto: shutterstock
Algumas praias do Rio de Janeiro são mais reservadas e, em janeiro, as atrações são mais tranquilas


O destino é popular o ano inteiro entre os turistas, mas em janeiro é verão e a cidade maravilhosa ganha um charme a mais. Entre um mergulho e outro, você pode aproveitar a visita para ir famosos pontos turísticos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Se quiser animar a vigem, você também pode acompanhar os ensaios das escolas de samba e se jogar nos bloquinhos de rua. Vantagem: não precisa gastar nada para seguir os bloquinhos e também há arquibancada a preço popular no sambódromo. 

Leia também: Litoral norte de SP é opção para quem busca praias paradisíacas

4. Salvador - BA

Foto: Renato Luiz Ferreira/AE
Pelourinho, em Salvador: palco de intensa vida cultural com seus casarões históricos e igrejas barrocas


Outro destino que também é ótimo no verão é capital baiana. Se conseguir uma passagem de avião, vale a pena desfrutar as atrações da cidade de forma mais tranquila. Nessa época, há ensaios e festivais de verão pré-carnaval que são bem mais sossegados que os dias oficiais de folia, em fevereiro. Vale lembrar que a temporada de cruzeiros está seguindo a todo vapor e Salvador é uma das opções de rota.

5. Santiago - Chile

Foto: Divulgação/Peixe Urbano
Santiago, Chile, é um dos locais mais procurados pelos turistas que visitam o país


Caso queria fazer uma viagem fora do Brasil, uma indicação da CVC é visitar a metrópole chilena, que é dona de lindas áreas verdes, bons museus e conta com uma gastronômica variada. Além de fazer muitos passeios, você pode aproveitar para conhecer inúmeras vinícolas espalhadas pela região.

6. Cartagena - Colômbia

Foto: Divulgação/Interpoint
O centro histórico de Cartagena de Índias, na Colômbia, é colorido e muito bonito


No último ano, houve um grande aumento na procura de turistas brasileiros pela Colômbia e uma das regiões mais disputadas é Cartagena. O destino relativamente próximo está no grupo do “Caribe Latino”. Segundo a CVC, as tarifas do local estão em conta e existe a facilidade de voos diretos ligando Brasil a Bogotá. Você vai se deparar com uma cidade cultural e urbana, com opções de passeios noturnos e boa gastronomia, além das praias paradisíacas.

Leia também: 13 perfis do Instagram que vão te ajudar a aproveitar o melhor de "Sampa"

Vele lembrar que o feriado é apenas na cidade de São Paulo, portanto o trânsito nas estradas provavelmente estará mais tranquilo e os aeroportos também.