Muitas vezes, ao assistir a um filme, você descobre um mundo novo e viaja pelos cenários que os personagens desvendam apenas usando a imaginação. Para algumas pessoas, porém, isso vai além do imaginário; alguns clássicos do cinema conquistaram tantos fãs ao redor do mundo que, para que se sintam dentro dos filmes, eles até viajam para lugares distantes que foram cenários de suas produções preferidas.

Leia também: Conheça destinos que foram cenários dos novos filmes da franquia "Star Wars"

Se você for um aficionado por cinema, saiba que é possível conhecer as locações de vários filmes bem de perto! A Interpoint Viagens e Turismo selecionou sete locais reais que foram cenários de grandes filmes e estão que abertos para visitação do público:  

1. "O Poderoso Chefão" - Savoca, Itália

O Bar Vitelli é retratado como o bar do pai de Apollonia, primeira esposa de Michael Corleone
Divulgação
O Bar Vitelli é retratado como o bar do pai de Apollonia, primeira esposa de Michael Corleone

Com várias cenas gravadas na Sicília, "O Poderoso Chefão" foi produzido em 1972 e dirigido pelo diretor Francis Ford Coppola. Este importante clássico cinematográfico é lembrado até hoje por ter dado vida a diversos personagens marcantes, como o icônico chefão da máfia Don Vito Corleone, interpretado pelo ator Marlon Brando.

O local escolhido para a gravação das cenas foi o vilarejo de Savoca, que fica a poucos quilômetros de Taormina, na costa leste da Sicília. O Bar Vitelli, que no longa é retratado como o bar do pai de Apollonia, primeira esposa de Michael Corleone, é fiel ao filme até hoje e é um dos locais mais fotografados pelos fãs e turistas que passam por lá.

2. "Indiana Jones e a Última Cruzada" - Petra, Jordânia

o templo de AL-Khazneh foi o local escolhido para abrigar o Santo Graal
Divulgação
o templo de AL-Khazneh foi o local escolhido para abrigar o Santo Graal

Este clássico, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Harrison Ford e Sean Connery, foi lançado em 1989 e conquistou muitos fãs ao redor do mundo. O longa-metragem foi filmado em diversas cidades e países diferentes, como Reino Unido, Estados Unidos, Itália e Espanha.

Um dos destaques das locações é o templo de AL-Khazneh, em Petra, na Jordânia, que foi o local escolhido para abrigar o Santo Graal, o cálice sagrado usado por Jesus Cristo na Santa Ceia e que Indiana Jones tenta encontrar durante o filme. O templo é aberto para visitação e atrai fãs de todas as partes do mundo que querem se sentir como um caçador de tesouros.

3. "O Senhor dos Anéis" – Nova Zelândia

As estonteantes paisagens da “Terra Média” ganham vida na Nova Zelândia
Divulgação
As estonteantes paisagens da “Terra Média” ganham vida na Nova Zelândia

Se você quiser conhecer o cenário de "O Senhor dos Anéis", é bom se preparar para uma viagem longa e cansativa, já que leva cerca de 22 horas para chegar do Brasil ao outro lado do globo. Mas valerá a pena! As imagens da Terra Média, mundo fictício criado por J. R. R. Tolkien e exibidas tanto entre 2001 e 2001 na trilogia "O Senhor dos Anéis" quanto em 2014, em "O Hobbit", foram feitas na Nova Zelândia.

A cenas dos filmes foram gravadas em mais de 150 locais reais do país, e os fãs da saga podem conhecer algumas delas de perto, desde as verdes colinas de Matamata na Ilha do Norte, onde fica situado o Vilarejo de Hobbiton aos irregulares picos de montanha cobertos de neve de Queenstown. A paisagem é bela e com certeza vai te encantar!

Leia também: Veja 7 lugares incríveis para conhecer na Tailândia

4. "O Grande Hotel Budapeste"  - Görlitz, Alemanha

O hotel foi montado no interior de um mercado em Görlitz, na Alemanha
Divulgação
O hotel foi montado no interior de um mercado em Görlitz, na Alemanha

Lançado em 2014, o filme "O Grande Hotel Budapeste" é um grande sucesso do diretor Wes Anderson que chegou até a ser indicado ao Oscar em 2015. Na trama, dois amigos, o gerente do hotel e um funcionário, acabam se envolvendo no roubo de um famoso quadro renascentista e na batalha por uma fortuna de família.

Embora o título faça alusão à capital da Hungria, o verdadeiro cenário não fica em Budapeste. O luxuoso hotel usado para ilustrar o hotel é, na verdade, o interior de um mercado em Görlitz, na Alemanha, que foi construído em 1913. O espaço foi alugado para as filmagens e recebeu toda a caracterização necessária para criar o majestoso hotel e todo o clima que compõe a trama. Uma das coisas que permaneceu igual ao mercado foi à escadaria que fica na recepção do hotel.

5. "Lara Croft: Tomb Raider" – Siem Reap, Camboja

O Ta Prohm é um dos templos que aparecem no famoso longa estrelado por Angelina Jolie
Divulgação
O Ta Prohm é um dos templos que aparecem no famoso longa estrelado por Angelina Jolie

Lara Croft é uma grande heroína que saiu do mundo do videogame e foi para o cinema em 2001. Interpretada por Angelina Jolie, a personagem tem a missão de encontrar um precioso artefato arqueológico que é capaz de alterar o tempo e o espaço.

As filmagens de "Tomb Rider" foram realizadas em diversos templos construídos pelo poderoso Império Khmer entre 802 e 1220, mas o Ta Prohm é um dos que mais aparecem no longa. Ele se destaca pelo fato de ser um dos que mais sofreram com a ação do tempo e está tomado pelas árvores, que cresceram dentro e fora das ruínas.

6. "Harry Potter" – Inglaterra

No local, foram gravadas várias cenas que se passam em Hogwarts, como as do salão de jantar
Divulgação
No local, foram gravadas várias cenas que se passam em Hogwarts, como as do salão de jantar

Os filmes bruxinho mais famoso do cinema também não ficam de fora desta lista. Sete livros e oito filmes contam a história de Harry Pottter, que descobriu ser um bruxo aos 11 anos de idade e deixou a casa dos tios par estudar na  Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A saga bombou, conquistando fãs ao redor do globo e, se você quiser se sentir dentro do universo mágico, há um lugar na Inglaterra que é parada obrigatória: a faculdade de Christchurch, em Oxford.

No local, foram gravadas várias das cenas que se passam em Hogwarts, como as que envolvem o salão de jantar e as escadas que se movem. Já na Escola de Teologia de Oxford, foram gravadas algumas cenas realizadas na enfermaria de "Harry Potter e o Cálice de Fogo", quarto volume da franquia.

Leia também: Veja nove filmes que te darão vontade de viajar

7. "Esqueceram de Mim 2" – Nova York, Estados Unidos

Nova York é uma cidade importante para o cinema e já foi cenário de vários filmes
Divulgação
Nova York é uma cidade importante para o cinema e já foi cenário de vários filmes

Uma das cidades mais famosas do mundo, Nova York é o cenário de vários filmes, como “Birdman” (2015), “O Lobo de Wall Street” (2013) e “Uma Noite no Museu” (2006). Mas um filme que retrata muito bem a cidade é “Esqueceram de Mim II”, que conta a história do jovem Kevin MacCallister. Interpretado por Macaulay Culkin, ele se separa da família por acidente e acaba indo parar na cidade que nunca dorme às vésperas do Natal.

Kevin fica perdido e, sem ter para onde ir, acaba parando no The Plaza Hotel, um dos hotéis mais chiques e tradicionais da cidade, além de circular por vários pontos de Manhattan que valem a visita. Outros destaques do filme são a árvore de natal do Rockefeller Center, montada todos os anos desde 1932, e a The Gasptow Bridge, no Central Park. Se você quiser se sentir em um clássico do cinema, o Nova York é a escolha certa!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!