Não pense que fotografar é tarefa fácil só porque você tem um smartphone de última geração ou uma câmera caríssima. A primeira barreira para qualquer viajante que almeja fazer bons registros - e bombar as redes com likes - é paciência, o que pode significar uma aventura solitária já que, em geral, os companheiros de viagem acabam se irritando com o tanto que o clique perfeito - pra gente - pode demorar.  

Meu marido é um desses e vive me acelerando: "A comida vai esfriar", "Pronto, já deu" e "Vou indo e você vem quando terminar" são algumas das frases dele enquanto tento turbinar meu Instagram .

Fernanda Domingues em Mônaco
Reprodução
Fernanda Domingues em Mônaco

Durante recente visita a Londres, na Inglaterra, conversei um pouco com Fernanda Domingues sobre suas maravilhosas fotos para tentar aprender alguma coisa. Ela dá aulas e realiza encontros com outros fotógrafos só para praticar seu hobby.

A brasileira de Vila Velha, no Espírito Santo, apesar de acostumada com as belas paisagens e praias do estado onde nasceu, nunca tinha dado vazão às habilidades com a fotografia até ir morar na Inglaterra, há dez anos. "Foi minha psicóloga que me indicou a fotografia como uma atividade para despertar minha sensibilidade, e me apaixonei", conta.

Na hora, ninguém quer me esperar nem posar para fotos. Depois, todo mundo fica pedindo para eu enviar o que fotografei. Meu marido, inclusive, posta a foto sem nem mencionar que fui eu que fiz. Fica ganhando os elogios"

Broncas e recompensa

A auditora financeira de 33 anos, que tem centenas de curtidas diariamente, contou que também leva muita "bronca" do marido, Juliano, e dos amigos. Mas, segundo ela, tudo tem sua recompensa.

"Na hora, ninguém quer me esperar nem posar para fotos. Depois, todo mundo fica pedindo para eu enviar o que fotografei. Meu marido, inclusive, posta a foto sem nem mencionar que fui eu que fiz. Fica ganhando os créditos e elogios", diz, rindo. "Aí, é o meu momento de glória, né?! Um certo reconhecimento pelo esforço. Mas é brincadeira, ainda estou aprendendo", diverte-se. 

Ah Brasil 😍💚💛 #missingsummer #vilavelha #morrodomoreno #sunshine #nature

A photo posted by Fernanda Domingues (@fefe.domingues) on

6 dicas

Há alguns meses, Fernanda começou a fazer cursos e faz de suas redes sociais espaços para fotos incríveis de suas viagens pela Europa e outros lugares. A pedido do iG Turismo , Fernanda dá 6 dicas preciosas que ela aprendeu e que realmente surtiram efeito em seus registros, basta conferir no Instagram dela . Vale a pena tentar.

- Tenha paciência 

"Não tenha pressa e não dê ouvidos aos reclamões ao seu lado. Às vezes, é preciso tempo para transformar o que você está vendo numa foto." Na foto abaixo, ela posa com o marido.

Ôh vida difícil!!! ❤☀ #sunnyday

- Saia do senso comum

Você viu?

"Busque sua perspectiva pessoal daquele objeto ou daquela paisagem. Um lugar fotografado por milhares de pessoas, como o Big Ben, de Londres, pode se tornar algo até então nunca visto se você imprimir seu ângulo próprio."

- Abuse da criatividade

"Arrisque e seja criativo no enquadramento dos obejtos, nas fotos e nas edições (filtros e modificações) que você vai fazer. Assim, você aprende fazendo."

Montecarlo Cassino 🎰📷 #perspective #monaco #cassino #nikond5500 #reflections #picoftheday #igersmonaco #nikonlover

- Hashtags

"Não tenha receio de usar hashtags e, no caso de fotos de viagem e pontos turísticos, faça uso das palavras-chave sempre em inglês. As melhores são travel, o nome do objeto fotografado, da cidade e do país. Ganhei muitos seguidores assim."

- Não tenha preguiça

"Você pode já ter garantido uma foto boa, mas não pense duas vezes antes de procurar e testar novos ângulos. Você pode se surpreender com sua capacidade de se superar."

Great angle 📸🤔💡😍#30stmaryaxe #london #perfectshot #morninginspiration

- Invista em equipamentos

"Se você for aos poucos se apaixonando pela fotografia - como eu - , vale a pena investir em equipamentos e programas mais profissionais. Eu comprei há pouco tempo uma câmera com Wi-Fi e lentes capazes de coisas incríveis. Foi com elas que fiz uma das minhas melhores fotos, da aurora boreal."

🌌📸 #auroraborealis #norway #nikon #winter #colourful #skylovers #landscapeshot #hamnøy

Mais Recentes

Comentários

Clique aqui e deixe seu comentário!