Giulia Costa, Débora Nascimento e Isis Valverde são algumas das celebridades que não resistiram às belezas de Caraíva.
Reprodução / Instagram
Giulia Costa, Débora Nascimento e Isis Valverde são algumas das celebridades que não resistiram às belezas de Caraíva.

A vila pacata de Caraíva, localizada na região da Costa do Descobrimento, na Bahia, é um destino encantador e inesquecível. Além das belas praias e paisagens naturais, o local reserva um clima de tranquilidade e isolamento, lembranças da época em que era uma vila de pescadores. Na verdade, a energia elétrica só chegou em Caraíva em 2007, e até hoje as ruas são de areia. O cenário aconchegante e acolhedor já atraiu várias celebridades, entre elas Giulia Costa, Débora Nascimento e Isis Valverde. 

Muito sossego e ambientes de descanso são características fundamentais que fazem com que o turista decida visitar a vila. No entanto, a vida noturna também pode ser bastante agitada, devido às inúmeras casas de forró presentes ali. A vila, situada à beira da praia de Caraíva e banhada pelo rio de mesmo nome, ainda permite que os visitantes tomem banho de água salgada e de água doce. 

No destino, é possível ainda visitar a tribo dos Pataxós e aprender mais sobre a cultura e tradição indígena. Para isso, é preciso se deslocar cerca de 6 km ao sul de Caraíva, na aldeia Barra Velha. Lá vivem aproximadamente 500 famílias Pataxós, que encontram na fabricação de farinha e no artesanato grande parte da renda familiar. 

Como chegar a Caraíva?

A vila fica distante cerca de 70 km do Aeroporto de Porto Seguro. Carros não podem entrar na região, que só pode ser acessada por meio de uma balsa. Voos saindo de São Paulo, por exemplo, custam em torno de R$ 970,00. 

Leia Também

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Leia Também

O que fazer em Caraíva? 

Praia da Barra

O ponto de encontro entre o Rio Caraíva e o mar fica na Praia da Barra, a principal da vila. A vista é deslumbrante, ideal para curtir um dia de sol saboreando as comidas típicas do lugar. A cor da água varia de acordo com a maré. Em períodos de maré baixa o tom é mais escuro. Em tempos de maré cheia, por outro lado, as águas ficam mais claras. 

Praia do Satu

Situada a 4 km da Vila de Caraíva, a Praia do Satu é completamente deserta, tem piscinas naturais, falésias, lagoas e uma infinidade de coqueiros para completar o cenário. Quem deseja chegar ao local deve realizar o percurso de barco e depois seguir por um trecho a pé. 

Rio Caraíva

Diferente de outras cidades da costa baiana em que o mar é soberano, aqui a principal atração é o rio, mais precisamente o Rio Caraíva, que atravessa 61 km para então desaguar na vila homônima. Lá, os visitantes podem curtir o panorama coberto pelo manguezal, bem como passeios de barco e de caiaque. Descer a correnteza de boia é outra atração que recebe destaque entre os moradores e turistas. O Carnaval da região foi apelidado de Carnaboia, em que as embarcações viram trios elétricos e os foliões se deslocam no rio boiando.

Centro Histórico

Com quase 500 anos de história, a Vila de Caraíva é extremamente charmosa: as ruas de areia, as casas rústicas e a ausência de veículos dão a sensação de que o vilarejo parou no tempo. A pequena Igreja de São Sebastião, presente no local, é uma das mais antigas do Brasil, erguida com ossos de baleia, pedra, areia e conchas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!