Jesse e o cão Shurastey viajaram por vários países em um Fusca
Reprodução/Instagram
Jesse e o cão Shurastey viajaram por vários países em um Fusca

O influencer Jesse Koz, de 29 anos, e seu  cão Shurastey, mortos num acidente na cidade de Portland, em Oregon (EUA), na última segunda-feira, já haviam passado por 17 países do roteiro traçado para terminar no Alasca. A dupla havia caído na estrada em 2017, quando Koz, à época trabalhando como vendedor e cursando Educação Física em Balneário Camboriú, Santa Catarina,, vendeu seus poucos pertences e comprou um Fusca 1978, chamado por ele de Dodongo. O rapaz pegou Shurastey e, com R$ 10 mil no bolso, caiu na estrada.

A inspiração de Koz foi uma página de mochileiros no Facebook, que o fez ver que é possível viajar com pouco dinheiro. O primeiro destino foi Ushuaia, na Argentina. Na cidade turística, ele conheceu a história de uma pessoa que havia conseguido chegar ao Alasca de Kombi. Decidiu fazer o mesmo. E, sempre na companhia de Shurastey, primeiro cruzou o Brasil e fez alguns roteiros latino-americanos.

"Não pensei muito, não fiz planos a longo prazo, éramos, Shurastey e o Fusca Dodongo. Pedi demissão do emprego, vendi tudo o que eu tinha, micro-ondas, TV, e minha única diversão da época, um XBOX One", escreveu Koz numa página na internet onde mantinha um diário da aventura.

Ao todo, ele e Shurastey percorreram 17 países, num total de mais de 85 mil quilômetros rodados, segundo o informado pelo influencer em seu perfil no Instagram, sempre com sua casa móvel: uma barraca que era transportada no teto do Fusca. Veja por onde a dupla passou:

1ª fase: Em 6 de maio de 2017, a dupla saiu de Santa Catarina e passou por Rio Grande do Sul, Uruguai até chegar à Argentina, onde ficou em Ushuaia. Eles voltaram pela Argentina, depois seguiram para o Paraguai e entraram no Brasil por Foz de Iguaçu. O roteiro foi concluído em Curitiba. Foram 15 mil quilômetros rodados nesta etapa.

2ª fase: Koz e Shurastey rodaram o Brasil. Eles saíram de Curitiba em novembro de 2017 rumo ao Rio Grande do Sul, onde ficaram até fevereiro de 2018. De lá, passaram por toda a costa brasileira até Belém, no Pará. Os aventureiros passaram também por Minas Gerais. Foram quase 11 meses e em torno de 25.000 quilômetros percorridos.

3ª fase: Depois de sair de Belém, em janeiro de 2019, Koz e Shurastey seguiram para Maranhão, Tocantins, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, de onde atravessaram a fronteira para a Bolívia. Os destinos seguintes foram Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e México. Nesta etapa, foram mais de 20.000 quilômetros percorridos.

Em 2020, a dupla teve que dar uma pausa na viagem por causa da pandemia de Covid19. Naquele ano, depois de meses parados no México, os dois retornaram para o Brasil para aguardar a reabertura da fronteira com os Estados Unidos e, assim, seguir a viagem até o Alasca.

Em janeiro de 2022 Koz e Shurastey finalmente retornaram para a estrada. Eles conseguiram chegar aos Estados Unidos, onde tiveram uma passagem nada discreta. Dodongo ficou famoso ao passar pela Time Square, em Nova York, onde o influencer posou em pé sobre o carro com o golden retriever. Koz e seu cão passaram por outros cenários conhecidos como a Golden Gate, famosa ponte em São Francisco; Hollywood; a Route 66,a estrada mais famosa do mundo; e o Capitólio, em Washington.

O acidente ocorreu quando a dupla seguia para a fronteira do Canadá, onde esperavam chegar ainda esta semana. A expectativa era que chegassem ao Alasca dois dias depois.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!